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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bochembuzo, Daniela Pereira | - |
dc.contributor.author | SILVA, AMANDA LACERDA MALAVAZI DA | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T17:44:01Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T17:44:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1846 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, desenvolvido para a conclusão do curso de Jornalismo e originário de pesquisa de iniciação científica realizada por meio do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), busca estabelecer uma relação entre o meio radiofônico e o processo educativo que envolve crianças entre seis e dez anos. O rádio foi escolhido dentre os demais meios de comunicação de massa por ser caracterizado como o mais acessível financeiramente, facilidade de manuseio, além de exigir a construção de uma mensagem envolvente, capaz de promover compreensão e assimilação individual e coletiva. Por ser um meio cego, exige que o conteúdo seja tido como um estímulo à imaginação e à memória. Considerando tais pontos, a veiculação de uma peça radiofônica baseada em conto de fadas que aborda valores universais adaptados ao contexto atual em um ambiente escolar poderia, assim, suscitar em crianças o reconhecimento da identidade e da alteridade? Para responder este problema de pesquisa, este trabalho ampara- se em metodologia composta por pesquisa bibliográfica sobre os temas história do rádio, linguagem radiofônica, gêneros radiofônicos, dramaturgia no rádio e desenvolvimento infantil e pesquisa de campo com o intuito de estudar a recepção infantil na prática. O estudo de campo envolve amostra de 12 crianças da cidade de Macatuba – SP, na Escola Municipal Odila Galli Lista, apoiada na aplicação de questionário quali-quanti e pelo método grupo focal. O estudo de recepção, autorizado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da USC, permitiu a confirmação das hipóteses levantadas sobre o reconhecimento da alteridade, a aceitação e o respeito ao diferente, além de confirmar a possibilidade de utilização de peças radiofônicas como instrumento de dinamização do processo de ensino-aprendizagem, apesar dos impactos das mídias digitais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Rádio | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.subject | Público infantil | pt_BR |
dc.title | ESTUDOS DE RECEPÇÃO DE PEÇAS RADIOFÔNICAS PELO PÚBLICO INFANTIL DE SEIS A DEZ ANOS | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CHAPEUZINHO VERMELHO.mp3 | Audio | 17,19 MB | MP3 | Visualizar/Abrir |
OS TRÊS PORQUINHOS.mp3 | Audio | 14,65 MB | MP3 | Visualizar/Abrir |
PATINHO FEIO.mp3 | Audio | 14,91 MB | MP3 | Visualizar/Abrir |
A LEBRE E A TARTARUGA.mp3 | Audio | 17,78 MB | MP3 | Visualizar/Abrir |
Estudos de recepcao de pecas radiofonicas pelo publico infantil de.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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