Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Ligia Beatriz Carvalho de-
dc.contributor.authorCARVALHO, LIANA CATHARINA DA SILVA-
dc.date.accessioned2023-10-18T16:52:18Z-
dc.date.available2023-10-18T16:52:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1794-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho de conclusão de curso foi conhecer o uso que os estudantes fazem das mídias, redes sociais, das plataformas e aplicativos móveis e, a partir de tais conhecimentos, desenvolver atividades práticas e promover discussões que estimulem o uso consciente e a criatividade dos jovens em relação aos conteúdos midiáticos, inclusive verificando o potencial de sua aplicação para a aprendizagem de um conteúdo da educação formal: a filosofia. Para tanto, foram elaboradas e realizadas três oficinas durante o período de três semanas, com duração de uma hora e quarenta cada uma, cujas atividades tiveram como foco a comunicação, abordando fotojornalismo; a tecnologia, focando as plataformas móveis e a educação, através da disciplina de filosofia. As oficinas foram aplicadas em uma escola da rede particular da cidade de Bauru, para dezesseis alunos do ensino médio, sendo dez alunos do primeiro ano e seis alunos do segundo ano. Em duas oficinas foram apresentados conteúdos teóricos sobre fotojornalismo que serviram para que os alunos conhecessem alguns valores e elementos que envolvem as fotografias jornalísticas, entre eles ética, veracidade, tratamento de imagem, montagens, entre outros. Também foram exibidos conteúdos sobre redes sociais e aplicativos móveis para que os alunos discutissem sobre o uso que fazem das redes sociais e aplicativos móveis e percebessem a importância da segurança e consciência na hora de utilizarem tais meios. Tendo por base as oficinas teóricas anteriores, a terceira oficina foi destinada para que os alunos pudessem apresentar seus trabalhos práticos: uma pesquisa sobre aplicativos móveis e uma fotorreportagem. A partir das atividades práticas e das discussões realizadas com os alunos foi possível avaliar que a mídia-educação e as tecnologias são ferramentas essenciais no aprendizado do aluno em sala de aula e fora dela, já que os estudantes utilizaram o conhecimento adquirido nas oficinas em suas vidas práticas, conforme relatado por elespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectMídia-educaçãopt_BR
dc.subjectM-Learningpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleA MÍDIA-EDUCAÇÃO E A PRÁTICA DO M-LEARNING EM AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A midia-educacao e a pratica do m-learning em ambiente..pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.