Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1784
Título: RÁDIO: DO INÍCIO À ERA DIGITAL
Autor(es): PAVAN, RAFAEL BORICI
Orientador(es): Moraes, Érika de
Palavras-chave: Rádio;Web Rádio;Interatividade;Internet;Tecnologia
Data do documento: 2011
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A presente pesquisa abordou de forma ampla a transformação do Rádio desde seus primórdios até o momento atual, ou seja, a chamada era digital. Diante do surgimento da Internet e a evolução tecnológica, a comunicação em geral modificou-se. A tecnologia trouxe para as emissoras radiofônicas novas possibilidades de aproximação com os ouvintes, portanto a interatividade e a instantaneidade se fazem cada vez mais presentes no dia a dia. Outro fato que sofreu alteração com a evolução tecnológica foram os ouvintes, ou seja, o internauta busca conteúdos radiofônicos e não somente músicas, visto a possibilidade de este novo público ter a possibilidade de criar lista de músicas, fazer downloads de músicas a partir de softwares específicos. Além disso, a forma de se irradiar evoluiu, novas linguagens e possibilidades de chamar a atenção dos ouvintes foram criadas. Nos ditos primórdios deste veículo tínhamos os telefonemas e cartas, atualmente com as possibilidades da Internet, dos meios de comunicação móveis, como celulares e tablets, diversas outras maneiras foram criadas e estão sendo absorvidas pelos ouvintes e profissionais da comunicação, entre eles temos os e-mails, redes sociais, sms. Portanto, a partir deste estudo podemos afirmar que a Web Rádio é mais uma prova de que o Rádio não está desaparecendo, mas, sim, se adaptando às novas possibilidades de público e mercado. Através das plataformas propostas pela Internet, o radialismo se adaptou e criou novas linguagens, novos formatos, novos ouvintes e abriu horizontes mercadológicos para o crescimento deste meio de comunicação tão importante para a sociedade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1784
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Radio do inicio a era digital.pdfTrabalho de Conclusão de Curso165,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.