Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1740
Título: A (DES)INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO IMPRESSA
Autor(es): OLIVEIRA, TALITA CAROLINA CERRI DE
Orientador(es): Carvalho, Ângela Maria Grossi de
Palavras-chave: Jornalismo impresso;Desinformação;Análise de mídia
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A muito o jornalismo é considerado uma ferramenta importante para manutenção da democracia. Atualmente, a correria do mundo capitalista e a busca incessante por lucros não afeta somente as empresas e os bolsos das pessoas, afeta também a qualidade da informação que é divulgada pelos veículos de comunicação, pois a prioridade passa ser a de vender mais, e não a de informar bem. Com o advento da tecnologia, as redações passaram a ser bombardeadas, diariamente, por um número sem fim de informações. A partir de então, dúvidas começaram a surgir: como selecionar as informações mais relevantes? Que critério utilizar? Como informar o leitor com qualidade diante de tanta notícia? Uma saída tem sido reduzir os textos informativos para que mais matérias sejam noticiadas. Mas, será que a população brasileira está sendo bem informada através dos conteúdos divulgados pelos veículos de comunicação impressa? É o que este trabalho pretendeu descobrir a partir de uma análise feita com os veículos impressos de maior circulação no Brasil, a revista Veja e o jornal Folha de S. Paulo. Com o objetivo geral de identificar as falhas de comunicação desses veículos e apontar como essas falhas acabam desinformando a população brasileira quando deveriam informar foram analisados os conteúdos informativos dos mesmos. Para isso, uma análise de enquadramento do conteúdo das notícias foi feita com base em chaves de compreensão formuladas a partir dos critérios de noticiabilidade, do problema da desinformação e do método do enquadramento. Durante o trabalho também foram abordados os principais itens para uma boa cobertura jornalística. Como resultado foram analisadas cada uma das chaves como forma de esclarecer os aspectos que levam as pessoas a serem desinformadas ao invés de informadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1740
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A (des) informacao jornalisticas nos veiculos de comunicao impressa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso56,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.