Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrelo, Roseane-
dc.contributor.authorBARBOSA, FÁBIO ROBERTO-
dc.date.accessioned2023-10-02T15:51:34Z-
dc.date.available2023-10-02T15:51:34Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1701-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo) - Universidade Sagrado Coração - Bauru - SP.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de um estudo cujo principal objetivo é realizar uma análise sobre os principais observatórios de mídia existentes no meio acadêmico, disponíveis através da internet. O trabalho demonstra o quão numerosa e diversificada é a disponibilidade de informações nas mídias hoje existentes, sejam elas impressas (jornais e revistas), apenas de áudio (transmissões radiofônicas) ou com o recurso de imagens (televisão e internet), e como se tornou importante saber filtrar essa grande quantidade de informações que são transmitidas a todo o momento pelos veículos de mídia. Baseado nas bibliografias consultadas, o estudo busca demonstrar que cabe aos próprios meios jornalísticos, através dos conselhos de imprensa, melhorar continuamente a qualidade de tudo aquilo que propagam. Porém, nem todos os órgãos de imprensa possuem essa visão. Por isso, a importância das análises de mídia se torna vital para o desenvolvimento dos conceitos teóricos e práticos do meio noticioso. Cabe a esse trabalho verificar de que maneira essas sondagens são realizadas e se seus objetivos são plenamente alcançados, além de também analisar as metodologias utilizadas para tais fins. Foram analisados, ao todo, dez sites de observatórios de mídia disponíveis na internet brasileira, todos integrantes da Renoi (Rede Nacional dos Observatórios de Imprensa). Em cada um foram verificados itens como periodicidade de atualização, financiadores do projeto, a abrangência das críticas, natureza das mídias enfocadas, os autores das mesmas, os objetos analisados, entre outros. Ao final, pode-se constatar que, apesar das dificuldades encontradas, os observatórios estão no caminho certo para elevar a qualidade da mídia no Brasil, pois buscam, além apontar os erros, mostrar o caminho a ser seguido pelos veículos de comunicação do país.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectAnálise de mídiapt_BR
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectCriticas de mídiapt_BR
dc.subjectObservatórios de imprensapt_BR
dc.titleOBSERVATÓRIOS DE MÍDIA: Uma visão crítica sobre aqueles que analisam os meios de comunicação brasileirospt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Observatorios de midia uma.pdfTrabalho de Conclusão de Curso545,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.