Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1696
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM CHATBOT PARA O ATENDIMENTO DE CLIENTES DE UMA EMPRESA UTILIZANDO O IBM WATSON
Autor(es): JUNIOR, MOACIR LUIZ DA SILVA
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Chatbot;Atendimento;Clientes;Funcionários;Base de conhecimento
Data do documento: 2017
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho apresenta a criação de um chatbot responsável pelo atendimento de clientes de uma empresa, utilizando conceitos de Inteligência Artificial (IA), Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Aprendizado de Máquina (AM). O IBM Watson foi utilizado como ferramenta para a base de conhecimento e desenvolvimento. O levantamento bibliográfico foi efetuado antes de tudo, com a busca de material relacionado a IA, PLN, AM, chatbots, Engenharia de Software e sistemas para desenvolvimento utilizados no mercado atualmente, como o IBM Watson. Informações importantes foram levantadas através de entrevistas com os funcionários e pesquisas pelo site da empresa. Os assuntos procurados pelos clientes também foram pesquisados por meio do setor de atendimento. Com isto, a base de conhecimento foi planejada e modelada para o chatbot, que foi testado com funcionários e clientes para alcançar um desempenho satisfatório. Através dos testes, foi possível refinar a base de conhecimento, expandindo as informações englobadas pela mesma. Por fim, o chatbot foi implementado no Facebook da empresa, aumentando a velocidade do atendimento e otimizando inúmeros processos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1696
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um chatbot para o atendimento de clientes de uma empresa utilizando o IBM Watson.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.