Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1669
Título: BLOQUEIO DE SITES COM CONTEÚDOS IMPRÓPRIOS UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Autor(es): SILVA, KELVIN FERRAZ DA
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Inteligência Artificia;Mineração de Dado;Linux;Weka
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O acesso à informação atualmente se dá de forma rápida e ininterrupta, os sistemas de segurança atuais estão sempre inovando, seja na parte física ou na parte lógica da informação. Tais informações são acessadas constantemente na internet, seja ela de uma empresa, escola, universidade, comércio dentre outros, desse modo, sempre irá existir o risco de que certas atividades e conteúdos ilegais ou impróprios sejam acessados, de forma que o administrador da rede não tenha um controle tão eficaz 24h do seu dia. Com esse crescimento de usuários conectados, aumenta drasticamente o risco a empresas e ou instituições serem atacadas por algum tipo de vírus, o qual passa despercebido por acesso a conteúdo impróprio em uma rede. Atualmente, em muitas empresas, essa filtragem de conteúdo é realizada por um administrador de rede de forma manual por um humano especialista. Isso acarreta em custos para as organizações, incluindo a possibilidade de haver falhas nessa filtragem. Este quadro de insegurança reforça a necessidade de se utilizar métodos eficazes e praticamente em tempo real para detectar certos tipos de acessos a uma rede ampla como a internet. Assim, torna-se muito útil e de suma importância para a segurança da informação a utilização de aplicações que consigam identificar e bloquear, de forma automática, páginas de internet que possuam conteúdos impróprios (e potencialmente perigosos). Nesse sentido a utilização de Inteligência Artificial (IA) se torna muito profícua no quesito de aplicação de reconhecimento de padrões e mineração de dados, auxiliando na filtragem e identificação de conteúdo. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa é avaliar comparativamente diversos métodos de Aprendizado de Máquina, com foco em aprendizado supervisionado (classificação), na tarefa de gerenciamento do bloqueio de conteúdos impróprios acessados na internet. A conclusão do método realizado no presente trabalho foi considerada inviável a aplicação, tendo em vista que a quantidade de dados utilizados para realizar o bloqueio influenciou na forma de como cada usuário realiza a navegação bloqueando praticamente todo os acessos a sites da rede, a aplicação desse método pode ser melhorada e adaptada a diferentes situações e testes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1669
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bloqueio de sites com conteudos improprios utilizando inteligencia artificial.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.