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Título: JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA
Autor(es): SILVA, BRUNA CAMARGO DA
Orientador(es): Silva, Patrick Pedreira
Palavras-chave: Jogos Digitais;Educação infantil;Matemática;Games;ActionScript 3.0;Adobe Flash
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O ensino da matemática é um dos grandes desafios que as escolas têm enfrentado e o déficit de aprendizado da mesma é preocupante. No Brasil, os resultados da prova ABC em 2011 mostram que 57,17% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental não aprenderam aquilo que se é esperado para a sua idade em matemática, e esse valor tende a aumentar com a idade, culminando com 90% no final do Ensino Médio. O “Todos Pela Educação” em sua meta número três tem que, até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série. Para isso constata-se a necessidade de formas que revolucionem e estimulem o aprendizado principalmente nas séries iniciais, que servirão de base para o acumulo de conhecimentos futuros. Neste contexto, os jogos digitais, mostram-se excelentes alternativas que podem servir de instrumento didático, a fim de potencializar a abstração de conhecimento de uma geração que nasceu em meio a tecnologia e que aprende de maneira diferente das gerações anteriores. Este trabalho visou analisar o uso de jogos digitais como instrumento didático no processo de ensino-aprendizagem de matemática, bem como desenvolver um jogo digital de matemática para crianças, entre a faixa etária de 7 a 9 anos, que as permita exercitar os conceitos básicos de matemática de adição e subtração. A aplicação desenvolvida, que tem como base o popular jogo da memória, foi construída com o Adobe Flash Professional CC, utilizando-se a linguagem ActionScript 3.0. Posteriormente o jogo foi aplicado em uma escola a alunos dentro da faixa etária, para avaliação do software quanto a sua usabilidade, através de questionários e entrevistas informais. Os resultados foram positivos, com 100% dos alunos tendo gostado do jogo, entendido sua mecânica e aprendido a manipulá-lo com facilidade, além de sentirem-se motivados na realização de cálculos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1589
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