Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1589
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Patrick Pedreira | - |
dc.contributor.author | SILVA, BRUNA CAMARGO DA | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T15:35:38Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T15:35:38Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1589 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino da matemática é um dos grandes desafios que as escolas têm enfrentado e o déficit de aprendizado da mesma é preocupante. No Brasil, os resultados da prova ABC em 2011 mostram que 57,17% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental não aprenderam aquilo que se é esperado para a sua idade em matemática, e esse valor tende a aumentar com a idade, culminando com 90% no final do Ensino Médio. O “Todos Pela Educação” em sua meta número três tem que, até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série. Para isso constata-se a necessidade de formas que revolucionem e estimulem o aprendizado principalmente nas séries iniciais, que servirão de base para o acumulo de conhecimentos futuros. Neste contexto, os jogos digitais, mostram-se excelentes alternativas que podem servir de instrumento didático, a fim de potencializar a abstração de conhecimento de uma geração que nasceu em meio a tecnologia e que aprende de maneira diferente das gerações anteriores. Este trabalho visou analisar o uso de jogos digitais como instrumento didático no processo de ensino-aprendizagem de matemática, bem como desenvolver um jogo digital de matemática para crianças, entre a faixa etária de 7 a 9 anos, que as permita exercitar os conceitos básicos de matemática de adição e subtração. A aplicação desenvolvida, que tem como base o popular jogo da memória, foi construída com o Adobe Flash Professional CC, utilizando-se a linguagem ActionScript 3.0. Posteriormente o jogo foi aplicado em uma escola a alunos dentro da faixa etária, para avaliação do software quanto a sua usabilidade, através de questionários e entrevistas informais. Os resultados foram positivos, com 100% dos alunos tendo gostado do jogo, entendido sua mecânica e aprendido a manipulá-lo com facilidade, além de sentirem-se motivados na realização de cálculos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | ActionScript 3.0 | pt_BR |
dc.subject | Adobe Flash | pt_BR |
dc.title | JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DE MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jogos digitais educacionais como instrumento didatico no processo.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.