Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1572
Título: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO
Autor(es): WOLBER, CAROLINE AFONSO
Orientador(es): Carvalho, Dariel de
Palavras-chave: Redes Sociais;Tecnologia;Ensino-aprendizagem;Educação
Data do documento: 2013
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar as possibilidades de utilização de ferramentas tecnológicas das redes sociais, mais utilizadas na educação, no ensino fundamental. Para a análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura em redes sociais com o objetivo de identificar as principais redes utilizadas atualmente. Com base nesse estudo foi identificado que as principais redes utilizadas atualmente é o Facebook, seguido de Youtube, Orkut e Twitter. Cada rede social foi utilizada por um determinado tempo identificando e classificando cada um dos recursos ou ferramentas disponíveis para o usuário. Levando em consideração essa classificação de recursos por rede social, relacionaram-se os recursos e ferramentas com as possibilidades de utilização para a aplicação na educação de alunos do ensino fundamental. No trabalho evidenciou-se que a rede social Youtube possui onze recursos tecnológicos disponíveis, dos quais, seis recursos utilizam-se para a formatação do vídeo na rede, dois recursos para o educador como fonte de pesquisas, dois recursos para armazenar os vídeos inscritos e um recurso que auxilia na visualização à distância. A rede social Twitter possui sete recursos tecnológicos, sendo que, dois para uso na escrita e comunicação, um para busca, três para a formatação das mensagens e um para a criação de enquetes. A rede social Orkut possui dez recursos tecnológicos, onde seis são para uso na escrita e comunicação, três como ferramentas áudio visuais e um para a criação de enquetes. Já a rede social Facebook possui doze recursos tecnológicos, dos quais, dez para uso na escrita e comunicação, dois como ferramentas áudio visuais e um para busca. Após a identificação dos recursos, houve a divisão dos mesmos em quadros, compostos pelas categorias: recurso, funcionalidade, recomendação e classificação, para a classificação quanto a sua utilização no processo de ensino, distinguindo-os em colaborar ou promover a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a pesquisa elaborada mostra vantagens de se inserir os recursos das redes sociais na educação, permitindo os alunos atingir o conhecimento em aulas dinâmicas, maior assimilação do conteúdo e consequentemente aprendizado.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1572
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise da utilizacao de ferramentas tecnologicas das.pdfTrabalho de Conclusão de Curso268,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.