Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1572
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Dariel de | - |
dc.contributor.author | WOLBER, CAROLINE AFONSO | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T17:36:16Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T17:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1572 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo analisar as possibilidades de utilização de ferramentas tecnológicas das redes sociais, mais utilizadas na educação, no ensino fundamental. Para a análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica com revisão de literatura em redes sociais com o objetivo de identificar as principais redes utilizadas atualmente. Com base nesse estudo foi identificado que as principais redes utilizadas atualmente é o Facebook, seguido de Youtube, Orkut e Twitter. Cada rede social foi utilizada por um determinado tempo identificando e classificando cada um dos recursos ou ferramentas disponíveis para o usuário. Levando em consideração essa classificação de recursos por rede social, relacionaram-se os recursos e ferramentas com as possibilidades de utilização para a aplicação na educação de alunos do ensino fundamental. No trabalho evidenciou-se que a rede social Youtube possui onze recursos tecnológicos disponíveis, dos quais, seis recursos utilizam-se para a formatação do vídeo na rede, dois recursos para o educador como fonte de pesquisas, dois recursos para armazenar os vídeos inscritos e um recurso que auxilia na visualização à distância. A rede social Twitter possui sete recursos tecnológicos, sendo que, dois para uso na escrita e comunicação, um para busca, três para a formatação das mensagens e um para a criação de enquetes. A rede social Orkut possui dez recursos tecnológicos, onde seis são para uso na escrita e comunicação, três como ferramentas áudio visuais e um para a criação de enquetes. Já a rede social Facebook possui doze recursos tecnológicos, dos quais, dez para uso na escrita e comunicação, dois como ferramentas áudio visuais e um para busca. Após a identificação dos recursos, houve a divisão dos mesmos em quadros, compostos pelas categorias: recurso, funcionalidade, recomendação e classificação, para a classificação quanto a sua utilização no processo de ensino, distinguindo-os em colaborar ou promover a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que a pesquisa elaborada mostra vantagens de se inserir os recursos das redes sociais na educação, permitindo os alunos atingir o conhecimento em aulas dinâmicas, maior assimilação do conteúdo e consequentemente aprendizado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise da utilizacao de ferramentas tecnologicas das.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 268,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.