Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1531
Título: | INOVAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE PARA APOIO AO DOCENTE |
Autor(es): | SILVESTRE, THIAGO MACEDO |
Orientador(es): | Silva, Elvio Gilberto da |
Palavras-chave: | Ambiente Virtual de Aprendizagem;Moodle;Metodologia Syllabus;Plataforma Syllabus;Plano de Aula |
Data do documento: | 2010 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | O avanço tecnológico e o forte crescimento da Internet estão evidenciando um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Martin Dougiamas, criador da Plataforma Moodle (AVA muito difundido mundialmente), tendo formação em educação adotou o Construcionismo Social como estrutura pedagógica para base do ambiente, trazendo algo inovador. Com base no planejamento docente e discente, a Universidade Sagrado Coração (USC), implantou nos cursos de graduação, no início de 2008, o Projeto Pedagógico Syllabus, que consiste em estimular a participação do aluno em sala de aula e a criação do hábito da leitura como mecanismo de preparação para a construção do conhecimento. Adotada como Política Institucional, a Metodologia Syllabus estabeleceu para os professores a obrigatoriedade de disponibilizar os materiais, por meio do plano de aula, previamente para os estudantes na ferramenta tecnológica Moodle, que ficou caracterizada no ambiente acadêmico como Plataforma Syllabus. Como esse processo de inserção é demorado, pois envolve alguns passos a serem seguidos, foi desenvolvido um novo módulo para inserção do Plano de Aula na Plataforma Moodle, conhecendo funcionalidades de módulos já existentes e seguindo as regras de criação de um novo módulo disponibilizadas no site da comunidade moodle foi possível modelar e implementar as tabelas do banco de dados e códigos fontes. A proposta proporcionou aos professores agilidade, usabilidade e facilidade na interação humano-computador quanto a inserção e principalmente atualização do plano de aula, como também aos alunos a possibilidade de visualizar o plano de aula sem precisar fazer o download do arquivo, para a Universidade uma economia de espaço no servidor devido as informações estarem gravadas em banco e não mais em arquivos e um maior controle das inserções e atualizações realizadas pelos professores. |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1531 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inovacao da plataforma moodle para apoio.pdf | Trabalho de Con clusão de Curso | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.