Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Elvio Gilberto da-
dc.contributor.authorSILVESTRE, THIAGO MACEDO-
dc.date.accessioned2023-08-08T16:58:51Z-
dc.date.available2023-08-08T16:58:51Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1531-
dc.description.abstractO avanço tecnológico e o forte crescimento da Internet estão evidenciando um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Martin Dougiamas, criador da Plataforma Moodle (AVA muito difundido mundialmente), tendo formação em educação adotou o Construcionismo Social como estrutura pedagógica para base do ambiente, trazendo algo inovador. Com base no planejamento docente e discente, a Universidade Sagrado Coração (USC), implantou nos cursos de graduação, no início de 2008, o Projeto Pedagógico Syllabus, que consiste em estimular a participação do aluno em sala de aula e a criação do hábito da leitura como mecanismo de preparação para a construção do conhecimento. Adotada como Política Institucional, a Metodologia Syllabus estabeleceu para os professores a obrigatoriedade de disponibilizar os materiais, por meio do plano de aula, previamente para os estudantes na ferramenta tecnológica Moodle, que ficou caracterizada no ambiente acadêmico como Plataforma Syllabus. Como esse processo de inserção é demorado, pois envolve alguns passos a serem seguidos, foi desenvolvido um novo módulo para inserção do Plano de Aula na Plataforma Moodle, conhecendo funcionalidades de módulos já existentes e seguindo as regras de criação de um novo módulo disponibilizadas no site da comunidade moodle foi possível modelar e implementar as tabelas do banco de dados e códigos fontes. A proposta proporcionou aos professores agilidade, usabilidade e facilidade na interação humano-computador quanto a inserção e principalmente atualização do plano de aula, como também aos alunos a possibilidade de visualizar o plano de aula sem precisar fazer o download do arquivo, para a Universidade uma economia de espaço no servidor devido as informações estarem gravadas em banco e não mais em arquivos e um maior controle das inserções e atualizações realizadas pelos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectMetodologia Syllabuspt_BR
dc.subjectPlataforma Syllabuspt_BR
dc.subjectPlano de Aulapt_BR
dc.titleINOVAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE PARA APOIO AO DOCENTEpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inovacao da plataforma moodle para apoio.pdfTrabalho de Con clusão de Curso2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.