Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1506
Título: | DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL COM A TECNOLOGIA XNA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL |
Autor(es): | GIGLIOTTI, THIAGO PRACUCIO |
Orientador(es): | Ribeiro, Patrícia Bellin |
Palavras-chave: | Saúde Bucal;cárie dentária;teoria dos jogos;jogos educacionais;jogos eletrônicos;XNA |
Data do documento: | 2009 |
Editor: | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO |
Resumo: | Considerando a importância de programas odontológicos educativos na prevenção de doenças bucais e a efetividade comprovada de jogos para o processo educacional de crianças, este estudo teve como objetivo desenvolver um jogo educacional, utilizando a tecnologia XNA, para auxiliar a promoção da saúde bucal na população infantil. A amostra foi constituída por 36 crianças (idade média 6 anos) sendo que 15 eram de escola pública (Grupo 1) e 21 de escola particular (Grupo 2) da cidade de Jaú - SP. Previamente à aplicação do jogo desenvolvido com o software XNA Game Studio (versão 3.1) foi empregado um questionário contendo perguntas relacionadas à saúde bucal e à utilização de jogos pelas crianças. A análise estatística dos resultados foi realizada por meio do software Statistica for Windows (versão 9.0) utilizando os testes t e do Qui-quadrado para p<0,05. Os resultados demonstraram que a nova plataforma da Microsoft, XNA Game Studio, mostrou ser uma tecnologia de fácil criação de jogos e extremamente eficaz. A análise dos questionários demonstrou que o nível de conhecimento das crianças com relação à saúde bucal foi relativamente baixo, porém semelhante entre os grupos 1 e 2. As preferências entre os tipos de jogos e a freqüência de uso destes games também foram semelhantes entre os grupos estudados, demonstrando que a maior preferência foi por games de aventura (21/36 ou 58,3%) e que apenas 16,6% (6/36) nunca brincaram com games de computador. Pôde-se observar também que a média total de pontuação obtida no grupo 2 (968,09) foi significantemente maior do que no grupo 1 (231,66) e que o interesse das crianças por jogos educativos foi unânime em ambos os grupos (100% gostaram do jogo aplicado). Concluiu-se, portanto, que o nível de conhecimento sobre cuidados com a saúde bucal foi relativamente baixo nas crianças avaliadas neste estudo, demonstrando a necessidade de mais ações odontológicas educativas/preventivas nas escolas, e que os jogos educacionais poderiam ser uma forma extremamente didática e barata de incrementar a educação das crianças com relação a conhecimentos básicos de saúde bucal. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP. |
URI: | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1506 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento de um jogo educacional.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 5,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.