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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1506
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Patrícia Bellin | - |
dc.contributor.author | GIGLIOTTI, THIAGO PRACUCIO | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T13:03:17Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14T13:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1506 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a importância de programas odontológicos educativos na prevenção de doenças bucais e a efetividade comprovada de jogos para o processo educacional de crianças, este estudo teve como objetivo desenvolver um jogo educacional, utilizando a tecnologia XNA, para auxiliar a promoção da saúde bucal na população infantil. A amostra foi constituída por 36 crianças (idade média 6 anos) sendo que 15 eram de escola pública (Grupo 1) e 21 de escola particular (Grupo 2) da cidade de Jaú - SP. Previamente à aplicação do jogo desenvolvido com o software XNA Game Studio (versão 3.1) foi empregado um questionário contendo perguntas relacionadas à saúde bucal e à utilização de jogos pelas crianças. A análise estatística dos resultados foi realizada por meio do software Statistica for Windows (versão 9.0) utilizando os testes t e do Qui-quadrado para p<0,05. Os resultados demonstraram que a nova plataforma da Microsoft, XNA Game Studio, mostrou ser uma tecnologia de fácil criação de jogos e extremamente eficaz. A análise dos questionários demonstrou que o nível de conhecimento das crianças com relação à saúde bucal foi relativamente baixo, porém semelhante entre os grupos 1 e 2. As preferências entre os tipos de jogos e a freqüência de uso destes games também foram semelhantes entre os grupos estudados, demonstrando que a maior preferência foi por games de aventura (21/36 ou 58,3%) e que apenas 16,6% (6/36) nunca brincaram com games de computador. Pôde-se observar também que a média total de pontuação obtida no grupo 2 (968,09) foi significantemente maior do que no grupo 1 (231,66) e que o interesse das crianças por jogos educativos foi unânime em ambos os grupos (100% gostaram do jogo aplicado). Concluiu-se, portanto, que o nível de conhecimento sobre cuidados com a saúde bucal foi relativamente baixo nas crianças avaliadas neste estudo, demonstrando a necessidade de mais ações odontológicas educativas/preventivas nas escolas, e que os jogos educacionais poderiam ser uma forma extremamente didática e barata de incrementar a educação das crianças com relação a conhecimentos básicos de saúde bucal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Saúde Bucal | pt_BR |
dc.subject | cárie dentária | pt_BR |
dc.subject | teoria dos jogos | pt_BR |
dc.subject | jogos educacionais | pt_BR |
dc.subject | jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | XNA | pt_BR |
dc.title | DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL COM A TECNOLOGIA XNA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Desenvolvimento de um jogo educacional.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 5,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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