Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1162
Título: PERSUASÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE DAS CAMPANHAS DOS PRINCIPAIS PATROCINADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE FUTEBOL NAS COPAS DO MUNDO DE 2006 A 2014.
Autor(es): PEREIRA, EVERTON NUNES
Orientador(es): Soares, João Marcelo Ribeiro
Palavras-chave: Persuasão;Campanha;Marketing Esportivo;Copa do Mundo de Futebol;Publicidade
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: No nosso cotidiano estamos constantemente expostos a diversas mensagens elaboradas por publicitários que buscam nos convencer a acreditar em ideias e/ou comprar produtos que muitas nunca tivemos interesse. O profissional de publicidade elabora suas mensagens com todo cuidado para ter nossa atenção e afetar nossas atitudes e na maioria das vezes somos atingidos de maneira inconsciente, por trás de cada mensagem elaborada por tal comunicador se esconde uma força persuasiva. O presente estudo visa identificar e compreender como as técnicas de persuasão são utilizadas nas peças publicitárias. Para tal, o estudo faz uma breve revisão bibliográfica e adota o segmento do marketing esportivo como espaço de investigação e nele faz um recorte escolhendo três edições (2006, 2010 e 2014) e três patrocinadores da Seleção Brasileira de Futebol Masculina (Guaraná Antarctica, Banco Itaú e Nike) num dos principais eventos esportivos para nós brasileiros, a Copa do Mundo. E a partir do livro Persuasão na Publicidade dos autores Marc Andrews, Van Leeuwen e Van Baaren busca-se identificar e compreender as técnicas persuasivas utilizadas pelas marcas na sua promoção em tal evento. Além do registro histórico, o resultado desse trabalho é importante para os profissionais e estudantes da área uma vez que identifica, demonstra e discute o uso prático de algumas técnicas persuasivas da publicidade utilizadas por grandes marcas na publicidade de seus produtos durante um evento esportivo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1162
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERSUASÃO PUBLICITÁRIA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso464,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.