Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1161
Título: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE COMPARATIVA DOS COMERCIAIS DA MARCA KIA NOS ANOS DE 2012 E 2022 NO SUPER BOWL
Autor(es): SANTI, DANILO VIDEIRA DE
Orientador(es): Bevilaqua, Leire Mara
Palavras-chave: Filme Publicitário;Linguagem Audiovisual;Marketing esportivo;Posicionamento de marca
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O Super Bowl, o evento final da Liga de Futebol Americano nos Estados Unidos, é um dos principais eventos esportivos do mundo, graças ao número expressivo de telespectadores que reúne durante sua transmissão. Assim, seus intervalos comerciais são uma importante vitrine para marcas de diferentes segmentos, entre elas, as do setor automobilístico. Nesse cenário, este estudo buscou responder como a KIA, montadora de veículos sul coreana patrocinadora do evento, utilizou a linguagem audiovisual publicitária para posicionar a marca e fazer o lançamento de seus veículos no Super Bowl no intervalo de uma década, nos anos de 2012 e 2022. Os dois filmes publicitários analisados foram “A Dream Car. For Real Life”, de 2012, e “Robô Dog – The All-Electric KIA EV6”, de 2022. Para o desenvolvimento do estudo, foram estabelecidas duas etapas metodológicas: a primeira compreendida por uma pesquisa bibliográfica; e a segunda, por um estudo descritivo e comparativo. Diante da diferença de uma década na divulgação de um filme para o outro, o relacionamento da marca com os seus consumidores e o entendimento de sua nova realidade foi fundamental para transição do posicionamento, assim como a produção de um roteiro que desperta a emoção e a identificação do público-alvo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1161
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO PUBLICITÁRIA ANÁLISE COMPARATIVA DOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso995,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.