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Título: CENTRO EDUCACIONAL INCLUSIVO: EVOLUINDO PARA A IGUALDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Autor(es): SAVIO, ADRIELLY SAGGIORO
Orientador(es): Rinaldi, Renan Amauri Guaranha
Palavras-chave: Inclusão;Diversidade;Respeito;Equidade social;Arquitetura escolar
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A sociedade inclusiva é baseada no respeito, liberdade, diversidade e justiça (ONU, 1995). Dessa forma esse trabalho abordará pontos de fragilidade presentes na nossa sociedade, que geram a segregação e não deixam o conceito da inclusão ser praticado em sua totalidade, focando no âmbito da arquitetura escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca de temas relevantes para proposta, dentre eles: o entendimento do que é a inclusão, bem como as deficiências e os direitos assegurados pelas leis; o estudo sobre a arquitetura escolar no Brasil e a influência que ela pode ter sobre a educação; finalizando o embasamento com o compreendimento da arquitetura inclusiva. Expõem-se ainda análise de obras correlatas com o objetivo de observar características presentes em outros projetos que possam, de alguma forma, acrescentar na concepção projetual, além do embasamento na produção de análise de mapas gráficos de temas variados sobre o entorno do local de implantação do projeto. Por fim, a proposta projetual apresenta uma escola inclusiva que visa um ambiente escolar igualitárioA sociedade inclusiva é baseada no respeito, liberdade, diversidade e justiça (ONU, 1995). Dessa forma esse trabalho abordará pontos de fragilidade presentes na nossa sociedade, que geram a segregação e não deixam o conceito da inclusão ser praticado em sua totalidade, focando no âmbito da arquitetura escolar. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca de temas relevantes para proposta, dentre eles: o entendimento do que é a inclusão, bem como as deficiências e os direitos assegurados pelas leis; o estudo sobre a arquitetura escolar no Brasil e a influência que ela pode ter sobre a educação; finalizando o embasamento com o compreendimento da arquitetura inclusiva. Expõem-se ainda análise de obras correlatas com o objetivo de observar características presentes em outros projetos que possam, de alguma forma, acrescentar na concepção projetual, além do embasamento na produção de análise de mapas gráficos de temas variados sobre o entorno do local de implantação do projeto. Por fim, a proposta projetual apresenta uma escola inclusiva que visa um ambiente escolar igualitário.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1000
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