Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/71
Título: ANÁLISE DE LEGENDAS NO FORMATO CLOSED CAPTIONS DA SÉRIE “PEAKY BLINDERS”
Autor(es): ZUMESTEEN, KARINA
Orientador(es): Felipini, Leila Maria Gumushian
Palavras-chave: Tradução audiovisual;Acessibilidade;Closed captions;Legendagem para surdo e ensurdecido
Data do documento: 2020
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os efeitos sonoros nas produções audiovisuais são de grande relevância na compreensão do conteúdo fílmico. Levando em consideração tal relevância, a legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) tem a função de traduzir os sons relevantes para o entendimento do enredo, bem como fazer a identificação dos personagens. O sistema closed caption também veicula legendas voltadas para o público surdo e ensurdecido, com a diferença de ser considerado uma legenda fechada. O presente projeto teve como objetivo principal avaliar o sistema closed caption, de forma a verificar se esse segue os parâmetros propostos para a LSE, de modo a ressaltar a importância desses recursos de acessibilidade serem os mais completos possíveis. Para isso, foram utilizados como base o Guia orientador para acessibilidade de produções audiovisuais, da Sylvia Bahiense Naves, e a tese de doutorado Convencionalidade nas legendas de efeitos sonoros na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), da pesquisadora Ana Katarinna Pessoa do Nascimento. Após análise, foi possível observar que o closed caption não é suficiente para possibilitar a compreensão do produto audiovisual pelo público surdo e ensurdecido. Para que isso ocorra, foram necessárias algumas adaptações: redução de conteúdo, nova segmentação e qualificação de efeitos sonoros.
Descrição: Monografia de pesquisa de Iniciação Científica do curso de Letras-Tradutor apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do Centro Universitário Sagrado Coração. Orientadora: Leila Maria Gumushian Felipini.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/71
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DE LEGENDAS NO FORMATO CLOSED CAPTION DA SÉRIE PEAKY BLINDERS.pdfIniciação Cientifica787,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.