Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/66
Título: A POLÍTICA EXTERNA DOS ESTADOS UNIDOS PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Autor(es): Lamônica, Alexandre
Orientador(es): Calandrin, Karina Stange
Palavras-chave: Estados Unidos;excepcionalismo;pós colonialismo;pós colonialismo;Ascensão;segunda guerra mundial;guerra fria;marxismo
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a política externa dos Estados Unidos, estabelecida após a Segunda Guerra Mundial e a sua abordagem até os dias atuais. A análise se dá inicialmente através do pensamento por parte da sua população, que é fundamentado ideologicamente no excepcionalismo, ideia na qual os Estados Unidos seria a nação escolhida por Deus e visa levar seus valores e sua democracia para o resto do mundo como forma de salvação. É fundamental neste processo entender como se deu a ascensão dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, ganhando força no período da Guerra Fria e se concretizando nas políticas recentes de Guerra ao Terror. A corrente teórica utilizada na pesquisa será a neomarxista, voltada para os estudos das relações internacionais tendo o intuito de entender a motivação dos Estados Unidos em se relacionar com determinados países para obter benefícios próprios e principalmente para suas classes dominantes. Através desses entendimentos será possível concluir uma análise mais sólida a respeito desses fenômenos de política externa estadunidense e como afeta o mundo inteiro.
Descrição: Monografia de Pesquisa de Iniciação Cientifica apresentado a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração. Orientadora: Prof. Dra. Karina Stange Calandrin.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/66
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A POLÍTICA EXTERNA DOS ESTADOS UNIDOS PÓS.pdfIniciação Cientifica540,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.