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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Farias, Rosa Sulaine da Silva | - |
dc.contributor.author | ANDRECCIOLLI, LARISSA | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T13:44:25Z | - |
dc.date.available | 2025-07-29T13:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5280 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda questões sociológicas: segregação e educação. Tendo como lócus o Jardim Primavera, um dos bairros de Lençóis Paulista, interior do Estado de São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação pode transformar o espaço de áreas segregadas e a qualidade de vida de seus moradores, identificando a melhor forma de promover esta transformação. A motivação quanto à escolha desse objeto de observação partiu de um desconforto obtido desde a percepção da necessidade de melhorias na qualidade de vida dos moradores. Para a realização desta pesquisa foi feito levantamento bibliográfico e documental, visando à obtenção de subsídios suficientes para o desenvolvimento do projeto e buscando diferentes perspectivas do tema a ser pesquisado; criação de fichamentos para cada material, no qual deverão conter sua respectiva bibliografia, as citações que se pretende utilizar e comentários referentes ao que foi citado; pesquisas em bancos de dados, sites e levantamentos de dados obtidos junto aos órgãos de administração publica; levantamento e análise de estudos semelhantes, criando um paralelo com o caso de Lençóis; observação “in loco” e visita de campo em locais; observação fotográfica e entrevista com pessoas ligadas à questões urbanas, educacionais e culturais do município. Logo após a percepção da existência de segregação sócio espacial no bairro Jardim Primavera, e a dificuldade e limitação do numero de acessos ao bairro observei também a necessidade de se criar um Centro Educador tendo como objetivo levar o ensino médio além de cursos profissionalizantes, contribuindo assim para o aumento de renda das famílias e um estudo para facilitar o acesso ao bairro, o que hoje é bastante precário. A implantação do centro no jardim Primavera tornará mais atrativo para os moradores de outras localidades frequentarem o bairro, trazendo assim mais valorização ao lugar e amenizando o sentimento de segregação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Segregação sócio espacial | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Jardim Primavera e Lençóis Paulista | pt_BR |
dc.title | CENTRO INTEGRADOR DA FAMÍLIA: UMA PROPOSTA PARA MINIMIZAR A SEGREGAÇÃO SÓCIO ESPACIAL NO MUNICIPIO DE LENÇÓIS PAULISTA – SP. | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CENTRO_INTEGRADOR_DA_FAMÍLIA_UMA_PROPOSTA_PARA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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