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dc.contributor.advisorFarias, Rosa Sulaine da Silva-
dc.contributor.authorANDRECCIOLLI, LARISSA-
dc.date.accessioned2025-07-29T13:44:25Z-
dc.date.available2025-07-29T13:44:25Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5280-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda questões sociológicas: segregação e educação. Tendo como lócus o Jardim Primavera, um dos bairros de Lençóis Paulista, interior do Estado de São Paulo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a educação pode transformar o espaço de áreas segregadas e a qualidade de vida de seus moradores, identificando a melhor forma de promover esta transformação. A motivação quanto à escolha desse objeto de observação partiu de um desconforto obtido desde a percepção da necessidade de melhorias na qualidade de vida dos moradores. Para a realização desta pesquisa foi feito levantamento bibliográfico e documental, visando à obtenção de subsídios suficientes para o desenvolvimento do projeto e buscando diferentes perspectivas do tema a ser pesquisado; criação de fichamentos para cada material, no qual deverão conter sua respectiva bibliografia, as citações que se pretende utilizar e comentários referentes ao que foi citado; pesquisas em bancos de dados, sites e levantamentos de dados obtidos junto aos órgãos de administração publica; levantamento e análise de estudos semelhantes, criando um paralelo com o caso de Lençóis; observação “in loco” e visita de campo em locais; observação fotográfica e entrevista com pessoas ligadas à questões urbanas, educacionais e culturais do município. Logo após a percepção da existência de segregação sócio espacial no bairro Jardim Primavera, e a dificuldade e limitação do numero de acessos ao bairro observei também a necessidade de se criar um Centro Educador tendo como objetivo levar o ensino médio além de cursos profissionalizantes, contribuindo assim para o aumento de renda das famílias e um estudo para facilitar o acesso ao bairro, o que hoje é bastante precário. A implantação do centro no jardim Primavera tornará mais atrativo para os moradores de outras localidades frequentarem o bairro, trazendo assim mais valorização ao lugar e amenizando o sentimento de segregação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectSegregação sócio espacialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJardim Primavera e Lençóis Paulistapt_BR
dc.titleCENTRO INTEGRADOR DA FAMÍLIA: UMA PROPOSTA PARA MINIMIZAR A SEGREGAÇÃO SÓCIO ESPACIAL NO MUNICIPIO DE LENÇÓIS PAULISTA – SP.pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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