Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossi, Jéssica de Cássia-
dc.contributor.authorFERREIRA, TOMAS CÉSAR-
dc.date.accessioned2025-06-05T17:31:28Z-
dc.date.available2025-06-05T17:31:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/5093-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Relações Públicas) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi identificar como a atividade de Relações Públicas por meio do projeto de extensão RP Comunica da USC, contribui para a percepção e inserção da sustentabilidade, trabalhando junto às cooperativas de reciclagem e a população da cidade de Bauru. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos a respeito de sustentabilidade e reciclagem, comunicação comunitária, relações públicas, comunicação e relações públicas comunitárias, que sustentaram o embasamento teórico do trabalho. Posteriormente, elaborou-se um levantamento das ações comunicacionais realizadas pelo projeto de extensão em questão, como atingem e quais efeitos promovem em seu trabalho de sensibilização sobre o descarte correto de materiais recicláveis e em relação à importância do trabalho das cooperativas de reciclagem em Bauru, que apesar do pouco tempo de existência abrange um número considerável de atividades. Em seguida, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, a fim de entender como as ações comunicacionais desempenhadas pelo projeto de extensão em questão atingem e quais efeitos promovem em seu trabalho de sensibilização acerca do descarte correto de materiais recicláveis e sobre a importância do trabalho das cooperativas de reciclagem em Bauru. A pesquisa foi efetuada por meio da técnica de entrevista em profundidade com profissionais ligados à área, também foi utilizada a técnica de grupo focal com os alunos participantes do projeto RP Comunica. Ao final, foi realizado um produto de Relações Públicas em formato de campanha, contendo uma série de vídeos sensibilizadores e informativos, intitulada por Campanha Atitude Sustentável, produzida por jovens universitários estudantes de Relações públicas, com o intuito de desmistificar o estigma de dificuldade associado à execução das ações de sustentabilidade. A campanha foi veiculada através das plataformas e redes sociais Facebook e Youtube, as quais deram suporte técnico para os critérios de avaliação da campanha. Com o trabalho em questão foi possível perceber que as ações de Relações Públicas do projeto RP Comunica têm influenciado na mudança de comportamento dos cidadãos bauruenses com relação ao descarte correto de materiais recicláveis e valorizado a atuação das cooperativas de reciclagem junto ao munícipio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectComunicação Comunitáriapt_BR
dc.subjectPesquisa Qualitativapt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleRELAÇÕES PÚBLICAS NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO DAS PESSOAS NAS QUESTÕES DE SUSTENTABILIDADE E RECICLAGEM – UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO “RP COMUNICA”pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELAÇÕES_PÚBLICAS_NO_PROCESSO_DE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.