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dc.contributor.advisorOttoni, Ana Carla Vieira-
dc.contributor.authorSANTOS, GEOVANA MARCIANO DOS-
dc.date.accessioned2022-09-13T17:44:14Z-
dc.date.available2022-09-13T17:44:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/492-
dc.descriptionMonografia de Iniciação Científica Voluntária, Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), curso de graduação em Psicologia, orientação da Prof.ᵃ M.ᵃ Ana Carla Vieira Ottoni.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento descrita por características como dificuldades na comunicação social e interesses, assuntos ou comportamentos restritos e repetitivos. Adultos autistas, especialmente com nível de suporte 1, fundaram um movimento social político chamado Neurodiversidade, devido à frequente exclusão da participação de discussões pautadas em temáticas relacionadas às suas vidas, como trabalho, sexualidade e educação. Nesta perspectiva, o presente trabalho, tem como objetivo descrever, a partir dos relatos de adultos diagnosticados com TEA/SA, como ocorreram seus respectivos processos de escolarização e identificar sugestões de como educadores e mediadores podem promover melhorias no processo de inclusão educacional. A pesquisa, de caráter qualitativo descritivo, foi realizada com cinco adultos diagnosticados com TEA/SA, utilizando uma entrevista dirigida a partir de um roteiro semi-estruturado, no qual foram questionados sobre suas experiências escolares. Após a análise destes dados, por meio da Análise de Conteúdos, foi identificado que os participantes não tiveram o direito à inclusão garantido devido ao diagnóstico tardio, exigindo destes o processo de integração, ou seja, a responsabilidade de se adaptar ao meio sem nenhum tipo de suporte. Também foram levantadas discussões sobre gênero, e a falta de informação dos professores sobre TEA/SA enquanto fator de risco para identificação precoce. Possíveis sugestões de melhoria no processo educativo, que podem ser utilizadas pelo psicólogo escolar educacional em seu trabalho, envolvem capacitação de professores para identificação do autismo, mudança de suas ações cotidianas frente ao manejo das adaptações pedagógicas e sociais com este público, intervenção com familiares e investimento em políticas públicas específicas. Indica-se a necessidade de novos estudos sobre a temática discutida, com outros níveis de suporte do espectro e métodos científicos variados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNeurodiversidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DIRECIONAMENTOS PARA PSICOLOGIA ESCOLARpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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