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dc.contributor.advisorPaveloski, Erica Morandi-
dc.contributor.authorSILVA, HENRIQUE MARCIANO DA-
dc.date.accessioned2025-03-27T17:46:23Z-
dc.date.available2025-03-27T17:46:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4592-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractO endomaketing possui diversos conceitos em sua literatura, embora ainda seja uma ferramenta recente, usada para a gestão de pessoas e que tem como intuito a integração da comunicação interna e mobilização dos colaboradores buscando o comprometimento com os objetivos organizacionais. Enquanto a sua prática, o endomarketing está ligado a ações na qual visam gerar valorização dos colaboradores, juntamente com ações nas quais envolvam estímulos para a motivação de forma a gerar comprometimento, participação e satisfação da suas necessidades, então o endomarketing é uma ferramenta de gestão de pessoas e logo que está atrelado a área, sendo então fator determinante para a harmonia sistêmica da organização. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar de que forma é realizada a gestão dos colaboradores do setor de vendas de uma organização a partir dos princípios do endomarketing. Os dados foram coletados a partir da observação dos gestores (supervisores de vendas) e suas respectivas equipes no caso os vendedores. Este método proporcionou a ampliação do conhecimento sobre as praticas de gestão de pessoas no setor de vendas da organização a partir dos princípios do endomarketing investigados através do estudo teórico. Este método proporcionou a ampliação do conhecimento sobre as praticas de gestão de pessoas utilizadas no setor de vendas a partir dos princípios do endomarketing investigados no através do estudo teórico. A partir das observações e informações coletadas por esse método foi possível perceber a inexistência de um departamento ou um profissional especifico de que tratem de estratégias de endomarketing na organização, os departamentos de marketing e recursos humanos não trabalham juntos nesse sentido. Ainda assim, existem movimentos de endomarketing que são realizados pelo departamento de Gente e Gestão, ou, ainda pelo departamento de TI que trabalha com ferramentas digitais como intranet e site da organização. Notou-se que os gestores ficam com uma carga considerável das responsabilidades do endomarketing. Sobre as ferramentas de comunicação interna disponíveis hoje foi possível averiguar que a sua utilização pode ser otimizada e incluir novas, pois muitas ferramentas não são utilizadas a fim de gerar mais e melhores resultados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectComunicação Internapt_BR
dc.subjectGestão de Pessoaspt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.titleENDOMARKETING. ESTUDO DE CASO NO SETOR DE VENDASpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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