Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaveloski, Erica Morandi-
dc.contributor.authorRIBAS, MARCELLA DE OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2025-03-27T17:20:41Z-
dc.date.available2025-03-27T17:20:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4588-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractCom o aumento do interesse por parte do consumidor, em adquirir produtos ecológicos como forma de auxílio para preservação do meio ambiente, as empresas também começaram a investir na fabricação de produtos verdes, para satisfazerem os desejos dos mesmos e também conquistarem espaço dentro do mercado. Esta nova tendência de mercado, fez com que muitas empresas aproveitassem para associar seus produtos a atributos ecológicos, através de rótulos com símbolos ou selos de certificação do próprio fabricante, sem informações sobre o que realmente estão fazendo a favor do meio ambiente, ou seja, utilizando a maquiagem verde. O objetivo deste trabalho, é verificar quais são as informações ecológicas presentes nos produtos de limpeza. Para seu desenvolvimento, foram aplicadas metodologias de análise dos selos de certificação presentes nos rótulos. Através desta análise, foi possível concluir que 40% dos rótulos presentes nos produtos, são de ecoeficiência e 32% dizem a respeito das declarações ambientais existentes nestes produtos. A análise mostra que os fabricantes não seguem um padrão para certificação, investindo em imagens e demonstrações de ecoeficiência, não informando em seus rótulos sobre a composição dos produtos que são vendidos e por qual motivo, recebem as certificações ecológicas que constam em suas embalagens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectGreenwashingpt_BR
dc.subjectMarketing verdept_BR
dc.subjectProdutos ecológicospt_BR
dc.titlePENSANDO VERDE: UMA AVALIAÇÃO DOS RÓTULOS AMBIENTAIS PRESENTES NOS PRODUTOS.pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PENSANDO_VERDE_UMA_AVALIAÇÃO_DOS_RÓTULOS.pdfTrabalho de Conclusão de Curso525,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.