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dc.contributor.advisorInoue, Elza Socorra Yamada-
dc.contributor.authorTAMURA, VINICIUS MARQUES-
dc.date.accessioned2025-03-22T14:19:52Z-
dc.date.available2025-03-22T14:19:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4534-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade proporcionar ao leitor o entendimento sobre o franchising e os desafios e barreiras envolvidos na internacionalização de franquias. Primeiramente temos uma breve introdução sobre o assunto e em seguida a problemática e os objetivos desejados com este trabalho. O tema abordado se inicia com a definição do franchising, tendo como principais agentes o franqueador e o franqueado, assim a partir dessas definições são apresentados na fundamentação teórica o sistema de franquias no mundo e os tipos de franquias, tais como franquia unitária, franquias master, de desenvolvimento de área, entre outras. A seguir uma explicativa sobre franqueador e franqueado, e também como se dá o processo de franquia, tanto no âmbito operacional como na padronização dos processos. O trabalho apresenta ainda as vantagens e desvantagens de se operar no sistema de franquia e a evolução desse mercado. Por se tratar de um estudo visando as redes de franquias brasileiras, são apresentados alguns dados importantes sobre o franchising no Brasil, como o faturamento do setor de 2002 até 2013, comparativo entre o PIB brasileiro e o crescimento do franchising, a evolução no número de redes, entre outros dados. Como a empresa pesquisada neste trabalho pertence ao ramo alimentício, especificamente ao fast-food, há uma seção destinada a explicar quais as características e como se originou esse modelo de franquia. Os desafios e barreiras da internacionalização de franquias, tais como: diferenciação do produto e/ou serviço, Identificação de mercados não explorados, experiência do franqueador e escolha do franqueado, entre outros mais, ganham ênfase por se tratarem do assunto principal deste trabalho. Outros dados sobre a internacionalização de franquias como: o ranking das mais internacionalizadas, as que possuem mais unidades no exterior e com maiores faturamentos também podem ser observados. Sobre a empresa pesquisada (Bob’s), há diversas informações desde a sua história até o valor de investimento para se adquirir uma franquia da rede. A metodologia usada neste trabalho se deu em quatro aspectos: quanto aos objetivos, aplicou-se a pesquisa explicativa, quanto aos procedimentos de coleta, aplicou-se a pesquisa documental, quanto às fontes de informação, aplicou-se a pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, e quanto à empresa pesquisada, usou-se o estudo de caso. Por fim, são constatados os resultados obtidos com este estudo, bem como as considerações e recomendações por parte do autor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectBarreiraspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectFranquiaspt_BR
dc.subjectInternacionalização de franquiaspt_BR
dc.titleOS DESAFIOS E BARREIRAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DE FRANCHISING NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE A REDE DE FRANQUIA BOB’Spt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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