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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRossi, Jessica de Cássia-
dc.contributor.authorRODRIGUES, ISABELA AMANCIO-
dc.date.accessioned2025-02-19T19:29:45Z-
dc.date.available2025-02-19T19:29:45Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4210-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractA partir do desenvolvimento dos meios de comunicação, como a televisão e internet, foi possível assistir ao marketing e suas estratégias ganharem espaço no cotidiano da população global. No Brasil, que carrega o esporte como parte de sua cultura, observa-se a relevância do marketing esportivo e da publicidade atrelada a ele, sobretudo no futebol que movimenta a economia do país ao mesmo tempo que incita a paixão e emoção em que o acompanha. Assim, esse estudo descritivo de cunho quantitativo visou analisar o uso da técnica de publicidade storytelling na campanha “Uma academia inspira a outra”, desenvolvida pela Puma para a Sociedade Esportiva Palmeiras no ano de 2023. Para tal, foi traçada uma revisão de literatura que fundamentou discussões devidamente separadas por itens sobre cultura, esporte, marketing e a técnica do storytelling. Um formulário na plataforma Google Forms foi elaborado a fim de coletar as informações necessárias para a elaboração do trabalho e levantar a opinião dos torcedores palmeirenses acerca da campanha “Uma academia inspira a outra”. A partir das respostas, considerou-se que a campanha foi capaz de despertar o sentimento de nostalgia nos torcedores, já que a maioria esmagadora dos participantes assimilou de forma rápida sua mensagem principal de valorizar o passado do time e se identifica com os valores transmitidos no vídeo, afirmando ter sido influenciada positivamente em sua decisão de consumir produtos relacionados ao Palmeiras e em sua percepção da marca Puma e do clube. Portanto, as estratégias escolhidas dentro do marketing esportivo devem considerar o públicoalvo da publicidade e ser coerentes com o contexto apresentado. No caso da campanha “Uma academia inspira a outra”, da marca Puma e do clube de futebol Palmeiras, a adaptação para a mídia digital e o uso da técnica storytelling foram fundamentais para cativar nos torcedores o sentimento de nostalgia e de reconhecimento por acompanhar o time há tantos anos, além de expor a forte união entre o marketing e o esporte.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectPalmeiraspt_BR
dc.titleIMPACTOS DO USO DO STORYTELLING NA CAMPANHA “UMA ACADEMIA INSPIRA A OUTRA”, UMA PARCERIA ENTRE PALMEIRAS E PUMApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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