Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Vivian Maria Sandri-
dc.contributor.advisorSousa, Lyana Carvalho e-
dc.contributor.authorSILVA, ADRIELLI LETHICIA GORDIANO DA-
dc.date.accessioned2024-11-27T17:17:57Z-
dc.date.available2024-11-27T17:17:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3545-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SPpt_BR
dc.description.abstractO autismo é um tema atual, que vem sendo colocado em pauta devido ao índice de diagnósticos que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. O termo autismo perpassou por diversas alterações, e atualmente é chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um grupo de distúrbios do desenvolvimento neurológico, caracterizado pelo comprometimento das habilidades sociais, comunicação e comportamentos estereotipados. As crianças com TEA apresentam alterações em áreas ocupacionais, então a atuação da Terapia Ocupacional (TO) assim como outros profissionais é de suma importância junto a esses pacientes. O presente trabalho teve como objetivo analisar, por meio de revisão bibliográfica, as diferentes formas de atuação da TO junto a pacientes com TEA. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica em publicações nacionais, na língua espanhola e inglesa, entre os anos de 2009 a 2019 de artigos identificados nas bases de dados do Portal CAPES, e nos periódicos nacionais de Terapia Ocupacional: Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCAR e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional (Revisbrato). Os resultados evidenciaram que as publicações sobre a temática estão em crescimento tanto no Brasil quanto no exterior, foi possível verificar que o TO junto a essa população pode utilizar diversas abordagens e intervenções, como a Integração Sensorial, Equoterapia, Sala de Snoezelen, Floortime, Comunicação alternativa, o brincar, AVD’s, ABA, ADD, TEACCH, Inclusão escolar por meio da Consultoria Colaborativa, Capacitação de professores, Modelo de Ocupação Humana e Intervenção contextual. Considera -se este estudo de grande relevância e de teor científico para a TO e áreas afins, que possa contribuir para o aprofundamento do conhecimento do tema e para o planejamento e intervenções futuras eficazes junto a esta população.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.titleA ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO A PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A_atuacao_da_Terapia_Ocupacional_junto_a_pacientes_com_transtorno_do_espectro_autista.pdfTrabalho de Conclusão de Curso237,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.