Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSchinzari, Nathália R. Garcia-
dc.contributor.advisorFernandes, Alexandra S. M.-
dc.contributor.authorSCARPELLI, SUSAN VICTORIA-
dc.date.accessioned2024-11-22T19:49:01Z-
dc.date.available2024-11-22T19:49:01Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3505-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP.pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado por desatenção, impulsividade/ hiperatividade, prejudicando na área familiar e escolar do indivíduo. A organização, percepção e planejamento estão entre as funções executivas prejudicadas, além de inibição motora, comportamental e no pensamento. Na Terapia Ocupacional estas habilidades podem ser trabalhadas em diferentes modalidades, entre elas está a Integração Sensorial (IS), que é capaz de organizar o Sistema Nervoso Central (SNC) para uma melhor resposta no ambiente ou situação em que a criança está inserida. Neste estudo, o protocolo Perfil Sensorial foi aplicado para análise das crianças de 6 a 11 anos com diagnostico de TDAH na instituição SORRI-Bauru, na cidade de Bauru – SP. Foi um estudo descritivo exploratório e com análise de dados quali-quantitativa. Participaram 22 pais e/ou responsáveis pelas crianças com diagnóstico de TDAH, na faixa etária de 6 a 11 anos. A avaliação é um questionário dirigido para os pais e cuidadores, buscando identificar problemas de Processamento Sensorial, Respostas Emocionais e Sociais, além da Modulação. Os resultados foram analisados e grande parte das crianças apresentam desatenção, movimento em excesso, baixa autoestima e respostas emocionais inadequadas à situação. A contribuição da Terapia Ocupacional neste contexto é a possibilidade do atendimento de Integração Sensorial que organizará o paciente internamente, possibilitando aprendizagem e ganho de habilidade motora global e fina.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectIntegração Sensorialpt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectPerfil Sensorialpt_BR
dc.titleANÁLISE DO PERFIL SENSORIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise_do_perfil_sensorial_de_criancas_com_transtorno.pdfTrabalho de Conclusão de Curso9,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.