Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Schinzari, Nathália R. Garcia | - |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Alexandra S. M. | - |
dc.contributor.author | SCARPELLI, SUSAN VICTORIA | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-22T19:49:01Z | - |
dc.date.available | 2024-11-22T19:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/3505 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico caracterizado por desatenção, impulsividade/ hiperatividade, prejudicando na área familiar e escolar do indivíduo. A organização, percepção e planejamento estão entre as funções executivas prejudicadas, além de inibição motora, comportamental e no pensamento. Na Terapia Ocupacional estas habilidades podem ser trabalhadas em diferentes modalidades, entre elas está a Integração Sensorial (IS), que é capaz de organizar o Sistema Nervoso Central (SNC) para uma melhor resposta no ambiente ou situação em que a criança está inserida. Neste estudo, o protocolo Perfil Sensorial foi aplicado para análise das crianças de 6 a 11 anos com diagnostico de TDAH na instituição SORRI-Bauru, na cidade de Bauru – SP. Foi um estudo descritivo exploratório e com análise de dados quali-quantitativa. Participaram 22 pais e/ou responsáveis pelas crianças com diagnóstico de TDAH, na faixa etária de 6 a 11 anos. A avaliação é um questionário dirigido para os pais e cuidadores, buscando identificar problemas de Processamento Sensorial, Respostas Emocionais e Sociais, além da Modulação. Os resultados foram analisados e grande parte das crianças apresentam desatenção, movimento em excesso, baixa autoestima e respostas emocionais inadequadas à situação. A contribuição da Terapia Ocupacional neste contexto é a possibilidade do atendimento de Integração Sensorial que organizará o paciente internamente, possibilitando aprendizagem e ganho de habilidade motora global e fina. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Integração Sensorial | pt_BR |
dc.subject | Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Perfil Sensorial | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DO PERFIL SENSORIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise_do_perfil_sensorial_de_criancas_com_transtorno.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 9,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.