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dc.contributor.advisorLosilla, Milene Peron Rodrigues-
dc.contributor.authorTOLEDO, MARIA CLARA BEZERRA DE-
dc.date.accessioned2022-05-13T16:35:21Z-
dc.date.available2022-05-13T16:35:21Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/329-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Nutrição - Centro Universitário Sagrado Coração. Orientadora: Prof.a Dra. Milene Peron Rodrigues Losillapt_BR
dc.description.abstractA alimentação saudável deve ser iniciada desde o primeiro ano de vida, pois é imprescindível para o crescimento, desenvolvimento da criança e a formação de seu paladar. Ela deve ser harmônica em quantidade e qualidade e ter uma grande variedade, atendendo assim, às devidas necessidades. Uma boa alimentação deve ser baseada em “comida de verdade”, começando pelo aleitamento materno desde os primeiros dias de vida e até os 6 meses exclusivamente e após esse período, começar a introdução alimentar com alimentos in natura ou minimamente processados. Os primeiros anos de vida são importantes para a formação do paladar e dos hábitos alimentares das crianças, que são influenciados pela variedade e a forma que os alimentos são dispostos a elas. A criança que consome alimentos saudáveis e adequados quando pequena e possui bons exemplos e envolvimento nessa etapa, por parte dos familiares, tem menos chances de se tornar uma criança com neofobia alimentar e futuramente mais chances de se tornar um adulto consciente. Neofobia Alimentar é um medo por comer novos alimentos pela rejeição de suas características sensoriais. Isso pode ocorrer entre 2 a 6 anos, onde ocorre um período de transição para uma dieta semelhante à que os adultos consomem e a criança já estabelece uma situação de discernimento em relação ao que vai comer ou não. Esse material foi feito a partir do programa CANVA e através deste foi possível evidenciar aspectos importantes sobre a importância da alimentação da criança, oferecer estratégias para melhorar a aceitabilidade alimentar, ensinar receitas que envolvem as crianças e os pais na hora do preparo. Podendo-se concluir, portanto, que a elaboração de tal material foi efetiva e apresenta uma extrema importância visto a abordagem completa sobre aspectos necessários para a manutenção de uma vida saudável na infância e sem fobia alimentar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectNeofobia Alimentarpt_BR
dc.subjectalimentação infantilpt_BR
dc.subjectalimentação saudávelpt_BR
dc.subjectnutriçãopt_BR
dc.subjectfobiapt_BR
dc.titleElaboração do material educativo: “NEOFOBIA ALIMENTAR INFANTIL: Orientações nutricionais, atividades de educação alimentar e preparações culinárias específicas”pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



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