Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/216
Título: “Prótese total imediata: uma revisão sistemática”
Autor(es): JÚNIOR, FÁBIO HENRIQUE ABRUCEZE
Orientador(es): Santiago Junior, Joel Ferreira
Palavras-chave: Prótese total imediata;revisão sistemática;revestimento de prótese dentária
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As próteses totais imediatas (PTI) representam uma modalidade de tratamento importante na Odontologia oferecendo conforto e estética para os pacientes. Faltam estudos que avaliem as técnicas e protocolos para a execução destas próteses. Assim, há necessidade de uma revisão sistemática a fim de se analisar os protocolos clínicos para indicação deste tipo de reabilitação oral. Portanto, este projeto tem como finalidade conduzir uma revisão sistemática com metanálise (modelo Cochrane; PRISMA e PROSPERO: CRD42021246071) a fim de estudar os dados clínicos de diferentes estudos que avaliaram o desempenho de próteses totais imediatas em pacientes submetidos a este tipo de reabilitação oral. As bases de dados PubMed/Medline, Cochrane Collaboration, Web of Science e SciELO foram consultadas utilizando unitermos relacionados: `` Immediate Complete Denture ``; `` immediate denture ``; `` immediate total mouth Rehabilitation``. Os dados coletados foram tabulados e organizados qualitativamente e quantitativamente utilizando o software: Comprehensive Meta-Analysis. O nível de significância considerado foi de p<0.05. Um total de 14 estudos clínicos foram incluídos nesta revisão sistemática, uma taxa de satisfação dos pacientes em relação ao tratamento proposto foi de 82,6% (95IC% 67,4-91,5), o qual foi considerada equiparável com outros tipos de próteses realizadas (overdentures e prótese total convencional). Em relação a necessidade de reembasamento das PTIs, um tempo médio de reembasamento até 5,2 meses (95%IC: 3,7-7,0) foi observado nos estudos avaliados, porém, existiu divergências nas indicações. As principais conclusões indicaram que há necessidade de adequado protocolo clínico para confecção das PTIs, envolvendo cirurgias minimamente invasivas e acompanhamento dos pacientes, a fim de se reduzir o desconforto e promover manutenção dos aspectos de dimensão vertical, oclusão bilateralmente balanceada e satisfação do paciente em relação ao tratamento.
Descrição: Monografia de iniciação científica do curso de Odontologia apresenta a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisagrado, sob orientação do Prof. Dr. Joel Ferreira Santiago Júnior.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/216
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prótese total imediata.pdfIniciação Cientifica809,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.