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https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2078
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de | - |
dc.contributor.author | NARDO, ALINE CORTEZ | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T00:38:35Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12T00:38:35Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/2078 | - |
dc.description.abstract | Na rotina do berçário, basicamente, são realizadas atividades de cuidados. O brincar ocorre, na maioria das vezes, de forma não estruturada nos intervalos entre estas atividades. Junto à criança de 0 a 2 anos, o brincar influencia o desenvolvimento das percepções, dos movimentos, posturas e inteligência e os objetos envolvidos nesse contexto, influência na realização dessa atividade e nas habilidades estimuladas. O objetivo dessa pesquisa foi classificar e analisar os brinquedos existentes no berçário quanto à sua função lúdica e componente de desempenho envolvidos. Para tal, foram realizadas 210 fotografias dos brinquedos utilizados no berçário das 10 Escolas de Educação Infantil Integradas, ligadas à Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Cada brinquedo foi descrito e classificado quanto à sua função lúdica, segundo o sistema ESAR, e habilidades de desempenho que estimula, segundo proposta de terminologia uniforme da American Occupational Therapy Association, por três alunas pesquisadoras treinadas, garantindo a confiabilidade dos resultados. Na análise utilizou-se a estatística descritiva. Os resultados mostraram que em relação às categorias de análise de atividade lúdica, 51,2% dos brinquedos se enquadrou em jogos de exercício, principalmente sensorial tátil, e 33,8% em jogos simbólicos, com predominância do faz de conta; jogos de acoplagem e de regras simples foram menos encontrados (9,7% e 5,3%, respectivamente) e jogos de regras complexas inexistentes. Em relação ao componente de desempenho mais requerido pelo brinquedo, 59,9% exigia o sensório-motor, com destaque no processamento sensorial, seguido pela integração cognitivas e componentes cognitivos (31,9%); 86,5% dos brinquedos tiveram habilidades psicossociais e componentes psicológicos como os menos requeridos. Conclui-se que os brinquedos dos berçários não são adequados para estimular satisfatoriamente as diferentes categorias de função lúdica importantes para a faixa etária e não estimulam a aquisição da multiplicidade de habilidades de desempenho desejáveis em berçários comprometidos com o desenvolvimento global da criança num contexto educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DOS BRINQUEDOS DOS BERÇÁRIOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIS INTEGRADAS DE BAURU | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Analise_dos_brinquedos_dos_bercarios_das.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 189,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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