Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/174
Título: MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS NA DECOMPOSIÇÃO DA FOLHAGEM DE RIOS
Autor(es): LEMOS, KAMILA CRISTINA PEREIRA DE
Orientador(es): Marchello, Adriano Evandir
Palavras-chave: Macroinvertebrados aquáticos;Biomonitoramento;Famílias vegetais;Ecologia Aquática
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Os ecossistemas aquáticos estão sendo prejudicados devido a ações antrópicas, problemas como o assoreamento de rios, alteração no pH da água e diminuição da matéria orgânica estão se tornando frequentes em diversas regiões. Essas alterações influenciam diretamente no ciclo de matéria orgânica que ocorre nesse ecossistema, por consequente, os animais estão sendo afetados. Considerando esses fatores, os macroinvertebrados aquáticos constituem um grupo de animais considerados fundamentais para o funcionamento do ecossistema aquático, possuem sensibilidade a poluição e mudanças no hábitat, indicando então a qualidade do ecossistema, e são encontrados facilmente associados a famílias vegetais. Deste modo, os macroinvertebrados aquáticos estão sendo utilizados em diversos tipos de pesquisa, consequentemente, a bibliografia sobre o tema é vasta. Visando esses fatores, o presente trabalho teve como objetivo identificar as espécies de macroinvertebrados bentônicos presentes na folhagem de rios e analisar sua contribuição para a ciclagem de nutrientes no ecossistema aquático. Constatou-se que a Ordem Diptera possui os organismos que estão presentes em rios limpos e poluídos, sendo considerados organismos cosmopolitas, sendo citado por 100% dos trabalhos analisados através da revisão bibliográfica. Fundamentando-se a isso, os macroinvertebrados aquáticos são comumente encontrados associados as famílias Arecacea, Bromeliaceae, Ranunculacea, Apiacea e Asteracea.
Descrição: Monografia do curso de Ciências Biológicas apresentado ao Centro de Ciências da Saúde do Centro Universitário Sagrado Coração. Orientador: Prof. Dr. Adriano Evandir Marchello.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/174
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACROINVERTEBRADOS BENTONICOS.pdfIniciação Cientifica848,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.