Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Siqueira, Alexandra Bujokas de | - |
dc.contributor.author | Cerigatto, Mariana Pícaro | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T18:39:44Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T18:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1728 | - |
dc.description.abstract | A leitura crítica da publicidade infantil e juvenil se torna relevante para instruir habilidades que formam um senso crítico, desde a infância, a respeito dos comerciais veiculados. Parte- se do pressuposto de que os jovens são um público ainda em formação e, por isso, uma audiência especial. A experiência internacional sugere que uma política efetiva de controle público e democrático da mídia requer também ações educativas, que promovam melhor consciência sobre o papel e o funcionamento dos meios de comunicação. Diante deste quadro, o presente projeto propõe a criação de um material pedagógico para estudar a publicidade, baseado na abordagem de três conceitos-chave: a linguagem, as instituições de mídia e o comportamento da audiência. A metodologia consistiu em selecionar peças publicitárias populares entre crianças e adolescentes e criar atividades pedagógicas que explorem os desdobramentos dos três conceitos, a fim de levar os jovens a conhecer melhor a linguagem publicitária e refletir sobre as próprias escolhas. Os resultados sugerem que os estudantes se sentem motivados e se envolvem com a realização das atividades, conseguem compreender conceitos básicos da área, mas encontram dificuldades quando precisam explicitar o produto da experiência, seja na redação de textos para os blogs, seja na expressão oral durante as discussões coletivas. Assim, é preciso encontrar modos de implementar as técnicas pedagógicas baseadas nos estudo da linguagem, na reflexão e na produção de conteúdos criativos no cotidiano das escolas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | media literacy | pt_BR |
dc.subject | publicidade | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | técnicas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A educação para a mídia e a publicidade infantil e juvenil: uma proposta de trabalho | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educacao para a midia e a.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.