Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/164
Título: IMPRENSA E POLÍTICA: REPRESENTAÇÕES SOBRE A ABOLIÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL A REDEMPÇÃO (1888)
Autor(es): Corrêa, Matheus
Orientador(es): Gomes, Roger Marcelo Martins
Palavras-chave: Abolição;Representações;Imprensa;A Redempção
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Ao longo do século XIX, principalmente na década de 1880, ocorreu uma luta incessante contra a escravidão no Brasil. Nas páginas dos Jornais estavam os debates sobre a abolição da escravidão, contando com a opinião de todos os partidos da época, expressando suas ideias para o fim do cativeiro, e até mesmo aqueles que defendiam a existência do mesmo. O movimento abolicionista crescia, jornais eram criados exclusivamente para apresentar os ideais abolicionistas, grandes nomes do abolicionismo faziam parte deste meio, como Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, Antônio Bento, etc. Este processo instigou nesta pesquisa buscar compreender como a imprensa fez à época representações sobre a Abolição, o impresso escolhido é A Redempção. Desta forma, o objetivo principal está na análise das representações sobre a abolição no ano de 1888. Ainda, nesta pesquisa, será avaliado o debate historiográfico sobre o abolicionismo, analisando o contexto político-social escravista no Brasil. Por conseguinte, será identificado a diagramação, a estrutura e as posições dos colaboradores do Jornal A Redempção. No primeiro contato com o Jornal foi possível perceber divergências e conflitos nas posições dos colaboradores do periódico, mas finalizado a pesquisa fora possível identificar que haviam sim divergentes opiniões, mas todas estavam ligadas ao fim do cativeiro imediato.
Descrição: Monográfia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC apresentado à Coordenadoria Geral de Extensão do Centro Universitário Sagrado Coração, sob orientação do Prof. Dr. Roger Marcelo Martins Gomes, vinculado à área de Ciências Humanas, do Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) Bauru/SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/164
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Imprensa e Política.pdfIniciação Cientifica583,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.