Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Dariel de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, CARLOS EDUARDO BARBOZA DE | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T21:48:04Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T21:48:04Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/1547 | - |
dc.description.abstract | Com o advento da tecnologia surgem novas propostas e abordagens de ensino aprendizagem e dentro deste contexto os objetos de aprendizagem trazem com objetivo de agregar e dar mais significado ao conteúdo ministrado pelos professores. Mas será que durante a produção destes softwares estão levando em consideração a perspectiva dos usuários finais, com relação à interatividade, disposição dos conteúdos, às cores, entre outros aspectos? Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade de interação e usabilidade dos objetos de aprendizagem na visão dos alunos do Ensino Fundamental. Para isso foi realizado a aplicação de cinco objetos de aprendizagem pré-selecionados, com dez alunos com diferentes faixas etárias dos participantes ativos do Projeto Programa Escola da Família e também usuários da sala de informática. Os participantes após a utilização dos objetos por tempo livre, ou seja, eles poderiam ficar o tempo que quisessem, responderam a um questionário contendo quatorze perguntas abertas e fechadas, onde os resultados indicaram a eficácia da interação, navegabilidade, layout, reforçadores, recursos de ajuda e conteúdo. Os resultados foram apresentados por gráficos que após analisados demonstram os resultados individuais por objeto de aprendizagem. Ao final houve indicio de maior interatividade em um dos objetos em quase todos os aspectos analisados, dos quais apresentou maior tempo de utilização, uma média de cliques superior aos demais e também a seu conteúdo como desenhos, cores animações e recursos que dão autonomia para o aluno realizar suas atividades independentes da idade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Objeto de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva dos alunos | pt_BR |
dc.subject | Análise do Objeto de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | ANÁLISE DE INTERATIVIDADE EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise de interatividade em objetos de aprendizagem.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.