Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/927
Título: CIRURGIA ORTOGNÁTICA: RELATO DE CASO
Autor(es): SUGUIMOTO, FELIPE PEDRETTi
Orientador(es): Cardoso, Camila Lopes
Suguimoto, Roberto Macoto
Palavras-chave: Anormalidade dentofacial;Cirurgia ortognática;Ortodontia;Qualidade de vida;Estética
Data do documento: 2019
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O tratamento das deformidades dentofaciais envolve a abordagem ortodôntica cirúrgica, com a finalidade de restabelecer ao paciente a função mastigatória e estética. Os principais tipos de deformidades nos maxilares são: protusão e retrusão maxilar ou mandibular e excesso ou deficiência vertical. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de deformidade facial de retrusão maxilar associada maloclusão classe III de angle, mordida de topo anterior e desvio da linha média dentária inferior para o lado direito, que foi tratado pela associação de ortodontia e cirurgia ortognática. O tratamento ortodôntico foi realizado no decorrer de 2 anos e 6 meses, e fez-se necessário corrigir as descompensações dentárias das arcadas, tornando os dentes bem posicionados em suas bases ósseas. O tratamento ortodôntico prévio resultou em uma “piora” temporária da mordida do paciente para que o reposicionamento dos maxilares pudesse ser realizado conforme o planejamento cirúrgico, resultando em uma relação maxilo mandibular ideal de tampa/caixa. A Cirurgia ortognática foi planejada utilizando-se a linha Glabela Linha Vertical em vista de perfil e a linha do sorriso em frontal e também o software Dolphin Imaging para o planejamento virtual e confecção do guia cirúrgico. O paciente evoluiu bem no pós-operatório, apresentando apenas um pouco de edema que já era esperado. Foram realizados acompanhamentos mensais durante três meses, passando posteriormente a serem semestrais até aproximadamente 1 ano após o procedimento. Através deste estudo de caso foi observado que o tratamento de uma deformidade dentofacial complexa conduzida por este procedimento cirúrgico restabelece os aspectos funcionais, psico-sociais, estéticos, auto estima e bem-estar, proporcionando grande mudança na qualidade de vida do paciente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/927
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cirurgia ortognatica - relato de caso (231051).pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.