Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/854
Título: ABORDAGEM CIRÚRGICA DE LESÕES VASCULARES
Autor(es): LOPES, THIAGO BALLALAI
Orientador(es): Cardoso, Camila Lopes
Palavras-chave: Lesões vasculares;Hemangioma;Flebotrombose;Excisão cirúrgica
Data do documento: 2018
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As lesões vasculares da cavidade bucal são representadas por hemangiomas ou má-formações vasculares, varizes e menos comumente flebotromboses. Os sítios de maior acometimento são: lábios, mucosa jugal e língua. Os aspectos clínicos são de lesões nodulares ou papulares, pequenas e bem circunscritas, de coloração avermelhada, consistência resiliente, superfície lisa ou moriforme. A diascopia é uma manobra semiotécnica utilizada na diferenciação entre lesões vasculares e máculas. As principais modalidades de tratamento para as lesões vasculares são: excisão cirúrgica, crioterapia, uso de corticoides, escleroterapia, eletrocoagulação. O objetivo deste presente trabalho foi relatar três casos clínicos de lesões vasculares pequenas na cavidade bucal, que após um exame clínico bem feito, a equipe planejou a excisão cirúrgica das lesões e o exame anatomopatológico das mesmas revelou dois casos de hemangiomas e um de flebotrombose. A decisão de abordar cirurgicamente as lesões vasculares deste trabalho, foi considerada frente os aspectos clínicos de lesões bem circunscritas e pequenas, palpáveis, boa localização, sem comprometer estruturas nobres anatômicas. Todos os casos evoluíram com um ótimo pós-operatório. Por fim, conclui-se que a excisão cirúrgica, abordada como uma biópsia excisional de lesões pequenas vasculares são uma opção viável de tratamento, sem complicações trans e pós-operatórias quando corretamente indicadas e executadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em odontologia) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/854
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abordagem cirurgica de lesoes vasculares (227648).pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.