Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/792
Título: DEGLUTIÇÃO E ASPIRAÇÃO NA IMPLANTODONTIA
Autor(es): VITTO, MATEUS DE
Orientador(es): Santos, Pamela Letícia do
Palavras-chave: Deglutição;Aspiração;Corpos estranhos;Implantodontia
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O tratamento com implantes e próteses implanto-suportadas têm sido amplamente utilizados em áreas edêntulas, aumentando assim o risco de acidentes e complicações. Dentre os acidentes em implantodontia destaca-se os componentes e implantes que penetram na orofaringe ocasionando em deglutição ou aspiração. O presente trabalho teve como objetivo, abordar acidentes relacionados á deglutição e aspiração, focando no tratamento e prevenção dos mesmos, por meio de uma revisão da literatura e relato de um caso clínico. Os acidentes de deglutição e aspiração, apesar não freqüentes, podem acontecer em qualquer tratamento odontológico, sendo de extrema importância métodos preventivos. Em geral são assintomáticos e o diagnóstico por imagem se faz necessário para localização do objeto e definição de plano de tratamento. A deglutição é um acidente de fácil tratamento, pois geralmente com dieta rica em fibras o objeto pode ser expelido. Já no caso de aspiração, o paciente deve ser encaminhado a um centro de emergência e submetido a uma laringoscopia ou broncoscopia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/792
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Degluticao e aspiracao na implantodontia (199456).pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.