Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/773
Título: MANCHAS DENTÁRIAS NEGRAS
Autor(es): SANCHEZ, MARIA CAROLINA VASCONCELLOS
Orientador(es): Rivera, Luciana Monti Lima
Palavras-chave: Pigmentação;Descoloração de Dente;Dentição
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: As pigmentações dentárias podem ser intrínsecas ou extrínsecas, sendo que as manchas dentárias negras são manchas extrínsecas e se apresentam firmemente aderidas ao biofilme dental, podendo ser observadas tanto na dentadura decídua, quanto na mista. Acredita-se que a presença das bactérias Prevotellamelanogênica e Actinomycessspseja fundamental para que haja esse tipo de manchamento no esmalte dentário. O objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura e relatar um caso clínico sobre manchas dentárias negras. A metodologia empregada foi a busca na literatura pelos principais trabalhos que abordam as manchas extrínsecas, com ênfase na mancha cromogênica. Desta forma buscou-se subsídios teóricos em base de dados específicas de literatura científica como Scielo, MedLine, e sites de periódicos, monografias e teses disponibilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior, bem como revistas da área de Odontologia, utilizando-se como palavras chaves: Pigmentação, Descoloração de dente, Dentição. A abrangência da busca foide 1931 à 2013. No caso clínico relatado, o paciente apresentou manchas dentais extrínsecas de cor enegrecida acometendo a dentição decídua, em todos os dentes e, após exame clínico, o diagnóstico foi de mancha dental negra. O tratamento proposto foi raspagem supragengival e polimento coronário, utilizando escova Robinson e pasta profilática, obtendo-se imediata remoção das manchas. Esse tema é pouco explorado na literatura e o sucesso do tratamento irá depender de um correto diagnóstico. A orientação sobre a higienização bucal para o paciente e para os responsáveis é de extrema importância, pois se acredita que uma boa higienização diminui a recorrência das manchas dentais negras.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/773
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manchas dentarias negras (199351).pdfTrabalho de Conclusão de Curso681,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.