Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/683
Título: SISTEMAS RECÍPROCOS EM ENDODONTIA
Autor(es): JUNIOR, JOACIR ALVES
Orientador(es): Silva, Guilherme Ferreira da
Palavras-chave: endodontia;limas endodônticas;movimento recíproco
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: O preparo biomecânico realizado por instrumentos de níquel-titânio em movimento rotatório ou reciproco, apresenta como vantagens a flexibilidade das limas e diminuição do risco de desvio da trajetória original do canal radicular em comparação as de aço inoxidável. Atualmente, o movimento reciproco tem se destacado por preconizar a instrumentação dos canais radiculares por meio do uso de uma lima única, reduzindo o tempo de trabalho e diminuindo a fraturas dos instrumentos. Para utilização na prática clínica, o cirurgião-dentista deve conhecer as capacidades e limitações de cada sistema baseado em evidências científicas. Assim, este trabalho teve por objetivo, por meio de uma revisão de literatura, discutir as vantagens e desvantagens da utilização dos sistemas recíprocos durante a instrumentação dos canais radiculares. Os estudos, até o presente momento, têm demonstrado que as limas utilizadas em movimento reciproco apresentam segurança e promovem uma modelagem e limpeza do canal radicular adequados, sendo, portanto, uma alternativa para o preparo biomecânico.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/683
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistemas reciprocos em endodontia (181863).pdfTrabalho de Conclusão de Curso143,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.