Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/679
Título: OSTEONECROSE DOS MAXILARES ASSOCIADA AO USO DE BISFOSFONATOS SEM EXPOSIÇÃO ÓSSEA CLÍNICA
Autor(es): FERREIRA, LUANA RIBEIRO
Orientador(es): Cardoso, Camila Lopes
Palavras-chave: Osteonecrose;Maxilares;Uso de bisfosfonatos
Data do documento: 2014
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Objetivos: Nos últimos anos, a literatura apresentou uma variante clínica da osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bisfosfonatos (OMABF), representada pela ausência de exposição óssea ao meio bucal, gerando uma discussão sobre a classificação clínica proposta inicialmente. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre os casos clínicos de OMABF sem exposição óssea ao meio bucal e ilustrar um caso clínico avançado de OMABF sem exposição óssea. Material e métodos: A metodologia de revisão da literatura consistiu na seleção de artigos apresentando casos clínicos e/ou revisão de literatura sobre OMABF sem exposição óssea clínica. A pesquisa se deu nas bases Medline (Pubmed) e Bireme, de 2004-2014. Os dados obtidos foram tabelados e as informações colhidas foram: autor, ano, quantidade de casos clínicos, sinais e sintomas, estadio clínico, tipo de tratamento, tempo de acompanhamento. Foram encontrados um total de 34 artigos utilizando as associações de palavras-chave selecionadas previamente. Resultados: Dos 34 artigos, somente 9 se enquadraram nos critérios de inclusão, apresentando um total de 151 casos da variante clínica temática deste trabalho. Somado ao presente caso ilustrativo, deste trabalho, o total final de casos foi 152. Todos os casos apresentaram sinais ou sintomas importantes aliadas a não exposição óssea. As informações colhidas foram escassas quando investigado a conduta terapêutica e o tempo de proservação. Conclusão: Diante deste estudo, foram observados poucos trabalhos na literatura relatando casos de OMABF sem exposição óssea ao meio bucal. A proposta de classificação de estadiamento clínico ainda não é a ideal e deve ser revisada. O cirurgião-dentista deve estar atento à história médica do paciente e, os exames de imagem desses pacientes, devem ser analisados minuciosamente com a finalidade de diagnosticar alterações existentes e prevenção de futuras complicações.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/679
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Osteonecrose dos maxilares associada ao uso de bisfosfonatos... (181859).pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.