Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/63
Título: ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): LIMITES E POSSIBILIDADES
Autor(es): MACHADO, GIOVANA CARMINATO
Orientador(es): Pinto, Eliane Aparecida Toledo
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Professores;Estudantes;Políticas Educacionais
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada a jovens e adultos que não deram continuidade aos seus estudos no período regular. A presente pesquisa teve como objetivo analisar e compreender os desafios enfrentados por professores e alunos da EJA, considerando o acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização. A pesquisa possui abordagem qualitativa, se pauta em pesquisa bibliográfica e documental, destacando-se o referencial teórico de especialistas em EJA, além da leitura crítica de textos legais, de âmbito federal e municipal. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível evidenciar o contexto histórico da EJA no Brasil e compreender os avanços e retrocessos dessa modalidade de ensino. A literatura retratou as seguintes dificuldades: heterogeneidade das turmas, escassez de materiais didáticos específicos, baixa-estima dos educandos, entre outras. As dificuldades se estenderam também aos estudantes, como a falta de apoio dos familiares, preconceito social, situação socioeconômica, trabalho, problemas emocionais e de saúde, entre outras. Todas essas dificuldades acabam, muitas vezes, resultando na evasão escolar. Em termos de políticas públicas, foi observada que precisam ser realmente efetivadas para atender o público alvo da EJA. As temáticas apresentadas nessa pesquisa não se findam, mas suscitam reflexões, análises para um ensino de qualidade na EJA, considerando não só o acesso, mas a permanência e o sucesso no processo de escolarização, pois esses são elementos essenciais para a democratização do direito à educação e para o exercício democrático.
Descrição: Monografia de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC EM) apresentada à Seção de Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO, sob orientação Prof.ª Dr.ª Eliane Aparecida Toledo Pinto.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/63
Aparece nas coleções:Iniciação Científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO.pdfIniciação Cientifica744,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.