Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/63
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Eliane Aparecida Toledo | - |
dc.contributor.author | MACHADO, GIOVANA CARMINATO | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T17:04:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T17:04:21Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/63 | - |
dc.description | Monografia de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC EM) apresentada à Seção de Pós-Graduação do Centro Universitário Sagrado Coração – UNISAGRADO, sob orientação Prof.ª Dr.ª Eliane Aparecida Toledo Pinto. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada a jovens e adultos que não deram continuidade aos seus estudos no período regular. A presente pesquisa teve como objetivo analisar e compreender os desafios enfrentados por professores e alunos da EJA, considerando o acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização. A pesquisa possui abordagem qualitativa, se pauta em pesquisa bibliográfica e documental, destacando-se o referencial teórico de especialistas em EJA, além da leitura crítica de textos legais, de âmbito federal e municipal. A partir da pesquisa bibliográfica foi possível evidenciar o contexto histórico da EJA no Brasil e compreender os avanços e retrocessos dessa modalidade de ensino. A literatura retratou as seguintes dificuldades: heterogeneidade das turmas, escassez de materiais didáticos específicos, baixa-estima dos educandos, entre outras. As dificuldades se estenderam também aos estudantes, como a falta de apoio dos familiares, preconceito social, situação socioeconômica, trabalho, problemas emocionais e de saúde, entre outras. Todas essas dificuldades acabam, muitas vezes, resultando na evasão escolar. Em termos de políticas públicas, foi observada que precisam ser realmente efetivadas para atender o público alvo da EJA. As temáticas apresentadas nessa pesquisa não se findam, mas suscitam reflexões, análises para um ensino de qualidade na EJA, considerando não só o acesso, mas a permanência e o sucesso no processo de escolarização, pois esses são elementos essenciais para a democratização do direito à educação e para o exercício democrático. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt_BR |
dc.title | ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO NA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): LIMITES E POSSIBILIDADES | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO.pdf | Iniciação Cientifica | 744,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.