Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/57
Título: A MULHER NEGRA NO CENTRO DA CENA EM TRÊS EXPERIÊNCIAS: “ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS” DA CIA OS CRESPOS, “VAGA CARNE” DE GRACE PASSÔ E “IALODÊS UM MANIFESTO DA CURA AO GOZO” DE CAPULANAS CIA DE ARTE NEGRA.
Autor(es): Jardim, Larissa Alves
Orientador(es): Santos, Ronaldo Francisco dos
Palavras-chave: Mulher Negra;Representatividade;Teatro
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Esse trabalho surgiu com a curiosidade de uma pergunta instigante: onde estão as mulheres negras no nosso teatro brasileiro? Ao começar essa pesquisa, percebe-se que elas demoraram muitos anos para enfim ter o direito de estar em um palco. Nosso objetivo é analisarmos os motivos que as deixaram longe da cena por muitos anos, e tentar entender quais fatores as levaram a essa situação pois, quando elas puderam subir nos palcos, lhe deram papéis pejorativos. Agora, depois de muitos anos, elas começaram a ter voz ativa nesses palcos, decidindo não serem resumidas a mazelas sociais. Neste projeto, analisamos a importância de atrizes negras em três dramaturgias: Engravidei, Pari cavalos e aprendi a voar sem asas da Cia Os Crespos, Vaga Carne de Grace Passô e Ialodês: um manifesto da cura ao gozo de Capulanas Cia de Arte Negra. Refletimos sobre a mulher negra no centro da cena e concluímos que a importância dela no espaço cênico diz respeito a representatividade para outras mulheres negras que as assistem, principalmente quando essa está realizando um papel de livre escolha porque leva outras mulheres a entenderem que independentemente de onde ela esteja, ela pode realizar o papel que deseja, seja na vida ou no palco.
Descrição: Jardim, Larissa Alves J37m A mulher negra no centro da cena em três experiências: Engravidei, Pari cavalos e aprendi a voar sem asas da Cia Os Crespos, Vaga Carne de Grace Passô e Ialodês: um manifesto da cura ao gozo de Capulanas Cia de Arte Negra / Larissa Alves Jardim. -- 2021. 55f. Orientador: Prof. M.e Ronaldo Francisco dos Santos Monografia (Iniciação Científica em Teatro) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP 1. Mulher Negra. 2. Representatividade. 3. Teatro. 4. Ancestralidade. I. Santos, Ronaldo Francisco Dos. II. Título.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/57
Aparece nas coleções:Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.