Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/57
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Ronaldo Francisco dos | - |
dc.contributor.author | Jardim, Larissa Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T15:46:47Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T15:46:47Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/57 | - |
dc.description | Jardim, Larissa Alves J37m A mulher negra no centro da cena em três experiências: Engravidei, Pari cavalos e aprendi a voar sem asas da Cia Os Crespos, Vaga Carne de Grace Passô e Ialodês: um manifesto da cura ao gozo de Capulanas Cia de Arte Negra / Larissa Alves Jardim. -- 2021. 55f. Orientador: Prof. M.e Ronaldo Francisco dos Santos Monografia (Iniciação Científica em Teatro) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP 1. Mulher Negra. 2. Representatividade. 3. Teatro. 4. Ancestralidade. I. Santos, Ronaldo Francisco Dos. II. Título. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho surgiu com a curiosidade de uma pergunta instigante: onde estão as mulheres negras no nosso teatro brasileiro? Ao começar essa pesquisa, percebe-se que elas demoraram muitos anos para enfim ter o direito de estar em um palco. Nosso objetivo é analisarmos os motivos que as deixaram longe da cena por muitos anos, e tentar entender quais fatores as levaram a essa situação pois, quando elas puderam subir nos palcos, lhe deram papéis pejorativos. Agora, depois de muitos anos, elas começaram a ter voz ativa nesses palcos, decidindo não serem resumidas a mazelas sociais. Neste projeto, analisamos a importância de atrizes negras em três dramaturgias: Engravidei, Pari cavalos e aprendi a voar sem asas da Cia Os Crespos, Vaga Carne de Grace Passô e Ialodês: um manifesto da cura ao gozo de Capulanas Cia de Arte Negra. Refletimos sobre a mulher negra no centro da cena e concluímos que a importância dela no espaço cênico diz respeito a representatividade para outras mulheres negras que as assistem, principalmente quando essa está realizando um papel de livre escolha porque leva outras mulheres a entenderem que independentemente de onde ela esteja, ela pode realizar o papel que deseja, seja na vida ou no palco. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO | pt_BR |
dc.subject | Mulher Negra | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.title | A MULHER NEGRA NO CENTRO DA CENA EM TRÊS EXPERIÊNCIAS: “ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS” DA CIA OS CRESPOS, “VAGA CARNE” DE GRACE PASSÔ E “IALODÊS UM MANIFESTO DA CURA AO GOZO” DE CAPULANAS CIA DE ARTE NEGRA. | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Iniciação Científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A MULHER NEGRA NO CENTRO DA CENA EM TRÊS EXPERIÊNCIAS: “ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS” DA CIA OS CRESPOS, “VAGA CARNE” DE GRACE PASSÔ E “IALODÊS UM MANIFESTO DA CURA AO GOZO” DE CAPULANAS CIA DE ARTE NEGRA. | Iniciação Cientifica | 689,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.