Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/57
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Ronaldo Francisco dos-
dc.contributor.authorJardim, Larissa Alves-
dc.date.accessioned2022-03-29T15:46:47Z-
dc.date.available2022-03-29T15:46:47Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/57-
dc.descriptionJardim, Larissa Alves J37m A mulher negra no centro da cena em três experiências: Engravidei, Pari cavalos e aprendi a voar sem asas da Cia Os Crespos, Vaga Carne de Grace Passô e Ialodês: um manifesto da cura ao gozo de Capulanas Cia de Arte Negra / Larissa Alves Jardim. -- 2021. 55f. Orientador: Prof. M.e Ronaldo Francisco dos Santos Monografia (Iniciação Científica em Teatro) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP 1. Mulher Negra. 2. Representatividade. 3. Teatro. 4. Ancestralidade. I. Santos, Ronaldo Francisco Dos. II. Título.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho surgiu com a curiosidade de uma pergunta instigante: onde estão as mulheres negras no nosso teatro brasileiro? Ao começar essa pesquisa, percebe-se que elas demoraram muitos anos para enfim ter o direito de estar em um palco. Nosso objetivo é analisarmos os motivos que as deixaram longe da cena por muitos anos, e tentar entender quais fatores as levaram a essa situação pois, quando elas puderam subir nos palcos, lhe deram papéis pejorativos. Agora, depois de muitos anos, elas começaram a ter voz ativa nesses palcos, decidindo não serem resumidas a mazelas sociais. Neste projeto, analisamos a importância de atrizes negras em três dramaturgias: Engravidei, Pari cavalos e aprendi a voar sem asas da Cia Os Crespos, Vaga Carne de Grace Passô e Ialodês: um manifesto da cura ao gozo de Capulanas Cia de Arte Negra. Refletimos sobre a mulher negra no centro da cena e concluímos que a importância dela no espaço cênico diz respeito a representatividade para outras mulheres negras que as assistem, principalmente quando essa está realizando um papel de livre escolha porque leva outras mulheres a entenderem que independentemente de onde ela esteja, ela pode realizar o papel que deseja, seja na vida ou no palco.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectMulher Negrapt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.titleA MULHER NEGRA NO CENTRO DA CENA EM TRÊS EXPERIÊNCIAS: “ENGRAVIDEI, PARI CAVALOS E APRENDI A VOAR SEM ASAS” DA CIA OS CRESPOS, “VAGA CARNE” DE GRACE PASSÔ E “IALODÊS UM MANIFESTO DA CURA AO GOZO” DE CAPULANAS CIA DE ARTE NEGRA.pt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Iniciação Científica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.