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dc.contributor.advisorSiqueira, Alexandra Bujokas de-
dc.contributor.authorCerigatto, Mariana Pícaro-
dc.date.accessioned2022-06-02T16:45:00Z-
dc.date.available2022-06-02T16:45:00Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/464-
dc.descriptionProjeto apresentado à disciplina de Monografia do curso de Comunicação Social – Jornalismo, do Centro de Ciências Sociais da Universidade do Sagrado Coração Orientadora: Dra. Alexandra Bujokas de Siqueirapt_BR
dc.description.abstractA leitura crítica da publicidade infantil e juvenil se torna relevante para instruir habilidades que formam um senso crítico, desde a infância, a respeito dos comerciais veiculados. Partese do pressuposto de que os jovens são um público ainda em formação e, por isso, uma audiência especial. A experiência internacional sugere que uma política efetiva de controle público e democrático da mídia requer também ações educativas, que promovam melhor consciência sobre o papel e o funcionamento dos meios de comunicação. Diante deste quadro, o presente projeto propõe a criação de um material pedagógico para estudar a publicidade, baseado na abordagem de três conceitos-chave: a linguagem, as instituições de mídia e o comportamento da audiência. A metodologia consistiu em selecionar peças publicitárias populares entre crianças e adolescentes e criar atividades pedagógicas que explorem os desdobramentos dos três conceitos, a fim de levar os jovens a conhecer melhor a linguagem publicitária e refletir sobre as próprias escolhas. Os resultados sugerem que os estudantes se sentem motivados e se envolvem com a realização das atividades, conseguem compreender conceitos básicos da área, mas encontram dificuldades quando precisam explicitar o produto da experiência, seja na redação de textos para os blogs, seja na expressão oral durante as discussões coletivas. Assim, é preciso encontrar modos de implementar as técnicas pedagógicas baseadas nos estudo da linguagem, na reflexão e na produção de conteúdos criativos no cotidiano das escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectmedia literacypt_BR
dc.subjectpublicidadept_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjecttécnicas pedagógicaspt_BR
dc.titleA educação para a mídia e a publicidade infantil e juvenil: uma proposta de trabalhopt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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