Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Benedito Felipe de-
dc.contributor.authorQUINTINO, JEFFERSON FELIX NUNES-
dc.date.accessioned2025-03-18T17:19:53Z-
dc.date.available2025-03-18T17:19:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4448-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade do Sagrado Coração – Bauru – SP.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo contribuir ao estudo do ensaio básico de avaliação para implantação de um plano de negócios com ênfase em micro e pequenas empresas. Este foi fundamentado nas seguintes metodologias de pesquisas: quanto aos objetivos “pesquisa exploratória”, quanto aos procedimentos de coleta e quanto às fontes de informação: “pesquisa bibliográfica”. O desenvolvimento deste trabalho está centrado na utilização da estrutura do modelo de Plano de Negócios de autoria de Cláudio Afrânio Rosa editado pelo SEBRAE. Com base na referida estrutura foi possível fazer algumas adaptações e partir desta, elaborou a título de ensaio; um mínimo de questões relacionadas a cada tópico do referido plano para ser aplicado junto a empresários que queiram abrir seus negócios na forma de micro e pequenas empresas, questões essas que tem por opção a escolha como resposta “SIM” ou “NÃO” relacionada a cada pergunta. Nessas condições, o empresário antes de abrir o seu negócio, tem a oportunidade de ser avaliado através de um “check-list” de questões, cujos resultados apontam três níveis de tomada de decisões. A título de exemplo foi feita uma simulação de aplicação dos questionários ao hipotético empresário “A”. O resultado apurado na referida aplicação dos questionários, apontou que o empresário pode abrir seu negócio com ressalva. Como ressalva indicada no trabalho, o empresário deve efetuar detida leitura nos assuntos ligados às respostas “NÃO”, assuntos esses que indicam fontes de leituras neste trabalho. É oportuno informar que este trabalho, atingiu o objetivo proposto, além oportunizar aos empresários que vierem a realizar os testes de qualificações, uma contribuição importante para qualquer órgão que porventura queira assumir o comando da sua aplicabilidade. Assim sendo, espera-se que este trabalho ofereça aos empreendedores de negócios um guia relevante para sua tomada de decisão ao abrir um negócio.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADOpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectPequenas Empresaspt_BR
dc.subjectPlano de Negóciospt_BR
dc.titleENSAIO BÁSICO DE AVALIAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE NEGÓCIOS COM USO DE QUESTIONÁRIO: ÊNFASE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESASpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENSAIO_BÁSICO_DE_AVALIAÇÃO_DE_IMPLANTAÇÃO_DE.pdfTrabalho de Conclusão de Curso238,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.