Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4302
Título: MARKETING NA MODA FAST FASHION: ESTRATÉGIAS DA CAMPANHA ZARA X STEVEN MEISEL PARA CONQUISTAR O MERCADO GLOBALIZADO
Autor(es): YUNG, GIOVANNA CAROLINE
Orientador(es): Junior, Marcelo Narcizo Bueno
Palavras-chave: Fast fashion;Zara;Marketing;Consumo;Exclusividade
Data do documento: 2024
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este trabalho investiga as estratégias de marketing que consolidaram a Zara como uma das marcas mais influentes no setor de fast fashion global. O objetivo principal é compreender como a Zara alavanca seu modelo de negócios para criar uma experiência de luxo acessível, diferenciando-se dos concorrentes por meio de uma cadeia de suprimentos ágil e campanhas publicitárias que exploram o desejo de exclusividade utilizado pelas grandes maisons de alta costura. A pesquisa se desenvolve a partir de uma revisão bibliográfica sobre consumo de moda e a psicologia por trás do comportamento de compra, além de uma análise da colaboração da marca com Steven Meisel. Também foi aplicada uma análise da campanha sob a ótica de GERVEREAU (2007). Como resultado, o estudo aponta que a Zara utiliza a estética de luxo e o apelo de inovação rápida para criar um senso de urgência e desejo de pertença entre seus clientes, reforçando uma identidade de marca aspiracional no mercado de massa. A Zara não apenas atende à demanda por novidades, mas também molda percepções culturais e sociais, promovendo um modelo de consumo efêmero. Este trabalho contribui para o entendimento do impacto do fast fashion no comportamento de consumo moderno, evidenciando o papel das estratégias de marketing da Zara na construção de sua imagem global.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO - Bauru - SP
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/4302
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARKETING_NA_MODA_FAST_FASHION_ESTRATÉGIAS_DA_CAMPANHA_ZARA_X.pdfTrabalho de Conclusão de Curso684,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.