Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/417
Título: PODLIBRAS: UM PODCAST VOLTADO PARA A COMUNIDADE SURDA
Autor(es): OLIVEIRA, ANA CAROLINE MOREIRA DE
Orientador(es): Bochembuzo, Daniela Pereira
Palavras-chave: Direitos Humanos;Libras;Jornalismo;Rádio;Surdos
Data do documento: 2021
Editor: Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a inclusão da comunidade surda no rádio, tendo em vista que por muito tempo esse veículo de comunicação não foi capaz de alcançar essas pessoas, pois sua mensagem era condicionada à capacidade do receptor de ouvir. Trata-se da produção de um programa radiofônico de gênero interpretativo, que se utiliza de técnicas sonoras, visuais e Língua Brasileira de Sinais para o seu desenvolvimento. Levando em consideração o pensamento de Ferraretto (2000) que o rádio é uma criação cultural atrelada à especificidade de um fluxo sonoro, a pesquisa busca responder se um programa radiofônico com Libras seria um programa de rádio. Acredita-se que as novas tecnologias tornaram esse veículo um meio multiplataforma e multimídia, e com a boa utilização dessas ferramentas é possível incorporar os surdos ao público radiofônico. Dessa forma, tem como objetivo conhecer essas novas inteligências e refletir sobre o conceito de rádio a partir de uma linguagem não sonora. Para tanto, utiliza-se de levantamento bibliográfico e documental para desenvolver o embasamento teórico e de entrevistas não padronizadas para o desenvolvimento do produto. Por consequência, esse estudo é importante por sua relevância social e originalidade, demonstrando como as novas tecnologias implementadas pelo rádio pode contribuir para a inclusão de surdos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Jornalismo - Centro Universitário Sagrado Coração. Orientadora: Prof.a Ma. Daniela Pereira Bochembuzo.
URI: https://repositorio.unisagrado.edu.br/jspui/handle/handle/417
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PODLIBRAS: UM PODCAST VOLTADO PARA A COMUNIDADE SURDATrabalho de Conclusão de Curso797,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.